Ao todo, o processo conta com um valor total de 1 milhão de reais – proveniente do orçamento discricionário da universidade
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) selecionou 34 propostas para compor o Orçamento Estudantil Participativo. Foram contempladas sugestões voltadas à cidadania, cultura, desenvolvimento sustentável, esporte e lazer, saúde, melhorias e planejamento de espaços públicos. Ao todo, as propostas receberam 1.382 votos e totalizaram o valor de R$1.038.702,00 – montante já previsto no orçamento discricionário da universidade.
Segundo a professora Carla Rizzotto, da Coordenadoria de Projetos Estratégicos do Gabinete da Vice-Reitoria, essas sugestões vão fazer diferença no dia a dia da UFPR, sobretudo se considerarmos que “quem vive o dia a dia da UFPR é o estudante. É a primeira vez que a gente está pegando uma parte do orçamento discricionário, que já era destinado aos discentes, mas investindo esse montante a partir do desejo dos próprios alunos”, disse.
Ela lembra que o processo revelou demandas que talvez passassem despercebidas pela gestão. “Quem diria que a proposta mais votada foi a distribuição de kits de higiene menstrual. É um tipo de problema bastante marcante e evidente; nesse caso específico, para as alunas da UFPR”, afirma.
Na prática, são ideias que promoverão o apoio a eventos e projetos de extensão, aquisição de itens para a realização de atividades acadêmicas, pequenas reformas, manutenção e até mesmo a criação de espaços para que o cotidiano na universidade seja mais confortável e acolhedor.
Auxílio para eventos e entidades estudantis
Aquisição de materiais e equipamentos
Criação e manutenção de espaços
Criação e manutenção de espaços
Com as sugestões já elencadas, a UFPR marcou para o dia 9 de setembro, uma reunião que irá discutir os próximos passos e como será a execução das propostas selecionadas. A iniciativa busca fortalecer a participação estudantil na definição de prioridades orçamentárias, estimulando práticas de democracia participativa e cidadania ativa na universidade.
Sobre o encontro, Carla explica que “o objetivo dela é justamente reunir os proponentes das propostas aprovadas para a gente poder explicar como as propostas vão ser executadas. A gente tem a perspectiva de que a gente consiga executar muito perto do 100% das propostas aprovadas”.
A reunião será às 18h no Anfiteatro 400 do Prédio D. Pedro I, na Rua General Carneiro, 460, no Centro de Curitiba.
Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita Nos […]
Curso tem duração de dois meses; inscrições vão até quinta-feira (4) Por João Heim Através de ação de […]
A Universidade Federal do Paraná abriu oficialmente as atividades do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária […]
Por NC-UFPR Termina na próxima quinta-feira (4/9), às 17 horas, o prazo para inscrições no Provar Transferência 2026, […]