A prática promove a ampliação dos conhecimentos técnicos e teóricos na formação dos acadêmicos
Cuidados com a saúde, exercícios físicos e mais acesso às políticas públicas têm contribuído para a longevidade da população de 60 anos ou mais. De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Curitiba tem 300 mil moradores dessa faixa etária e a estimativa para 2030 é que esse número aumente para 435 mil pessoas, representando 20% da população. Viver bem, com saúde e disposição, são princípios trazidos por projetos de extensão realizados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Um deles é o projeto “Sem Fronteiras: atividades corporais para adultos maduros e idosos”. Iniciado em 1999, ele atende diariamente 60 pessoas idosas. A ação extensionista funciona como um programa de atividades corporais e socioculturais. Aberto à comunidade, as atividades são realizadas em todas as terças e quintas-feiras, das 9h15 às 10h15 e das 14h às 15h, no Centro de Educação Física e Desportos (CED) da UFPR e Departamento de Educação Física (DEF).
“A importância da participação nas atividades do projeto se destaca pelo fortalecimento da integração entre os participantes, que estabelecem laços de amizade, redes de apoio mútuo e proteção social. O projeto promove vínculos significativos e favorece o sentimento de acolhimento e de pertencimento social. Consequentemente, amplia a interação social, aumentando a autonomia e contribuindo para romper os ciclos de isolamento social”, explicou a professora, coordenadora do projeto, Dra. Rosecler Vendruscolo.
Para garantir a integração e o condicionamento físico, são realizados exercícios de alongamento, ginástica, musculação, atividades lúdicas e esportes adaptados conforme as necessidades físicas do idoso. Os momentos são promovidos pelos 150 acadêmicos de Educação Física, que participam do projeto por meio das disciplinas, 12 alunos bolsistas e voluntários. Além disso, alunos de outros cursos participaram do projeto, principalmente aqueles que desenvolvem pesquisas relacionadas à velhice. “A importância do projeto na formação dos alunos manifesta-se tanto na iniciação à docência quanto no desenvolvimento pessoal, além de contribuir para a ampliação de conhecimentos técnicos e teóricos fundamentais para a formação profissional”, ressaltou Vendruscolo.
Outro projeto realizado pelo DEF é o “EnvelheSendo”. Iniciado em 2016, ele visa incentivar a autoestima, promover a socialização, melhorar a capacidade funcional e saúde cognitiva da população idosa. A ação extensionista ocorre semanalmente, das 14h às 15h, no Campus Politécnico. Pessoas interessadas podem realizar uma aula experimental antes de se inscreverem.
Os exercícios realizados englobam dança, jogos e educação em saúde. A prática ocorre no espaço coworking, por meio de uma sala rodeada de espelhos, auxiliando no cumprimento das propostas. O planejamento das aulas acontece a partir das avaliações funcionais individuais, realizadas três vezes ao ano. O intuito é definir as necessidades de cada integrante e trabalhar com as demandas.
“O objetivo é desenvolver diferentes práticas corporais e atividades físicas, bem como ações de caráter socioeducativo, cultural e artístico”, explicou a professora, coordenadora Dra. Lucélia Justino Borges. O programa propõe-se a contribuir para o envelhecimento saudável da população idosa de Curitiba e Região Metropolitana. Além disso, auxiliar na formação teórica e prática dos estudantes, que aprendem as intervenções na área do envelhecimento.
Além desses, o já noticiado pelo Portal UFPR projeto ConVIVER 60+, fruto de uma parceria realizada entre os cursos de Medicina e Terapia Ocupacional, visa combater o isolamento social e promover a convivência entre os estudantes e a população idosa. O espaço, inaugurado no final de 2024, está localizado na Rua Pasteur, 26, no bairro Batel. A iniciativa oferece aos assistidos práticas artísticas, musicoterapia e letramento digital, além do cuidado com a saúde e exercícios físicos.
Serviços
Projeto Sem Fronteiras
Instagram: @psf_ufpr
Facebook: Projeto Sem Fronteiras – UFPR
Projeto EnvelheSendo
Instagram: @envelhesendo.ufpr
Facebook: Projeto EnvelheSendo UFPR
Projeto ConVIVER 60+
Instagram: @conviver_60mais_ufpr
WhatsApp: (41) 98862-2032
Por Olimpia Morante, sob supervisão de Daniel Felipe Nos dias 20 e 21 de dezembro vai acontecer a […]
Mesmo capazes de fixar fósforo — base comum de fertilizantes que é poluente de águas —, solos encharcados […]
O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou, em parceria com o […]
Mostra é resultado de encontro e partilha de experiências entre os artistas e ocupa o espaço até o […]