Nesta terça-feira (28/08), o curso de Medicina Veterinária e a Agência Ziip, do curso de Comunicação Institucional, promoveram uma atividade para conscientizar sobre o tráfico de animais. Utilizando da realidade virtual, pessoas que passavam em frente ao Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, puderam experimentar a sensação de ser capturadas assim como um animal. Para isso, óculos 360° foram utilizados na simulação.
A atividade faz parte de um plano de comunicação que a Agência Ziip está fazendo para o projeto “Meu Bicho é Legal”, do curso de Medicina Veterinária. As ações começaram com o planejamento de postagens na fanpage do projeto no Facebook e partiram para uma etapa mais prática, com o envolvimento do público em geral, na simulação em realidade virtual.
Ana Carolina de Araújo Silva, uma das orientadoras da Agência Ziip, conta que a ideia da atividade surgiu entre os participantes da agência. “Nossa ideia é fazer com que as pessoas se sintam como o animal sendo capturado e traficado. Conseguimos essa sensação através da narrativa 360°”, explica.
A ação na Santos Andrade
Quem participou da simulação viu um vídeo que colocou a pessoa na “pele do animal”. No primeiro momento o participante se via livre na natureza. Logo após, uma personagem aparece, captura o pássaro e o leva até um viveiro de tráfico. Aos olhos de quem assiste, em um momento pode-se estar em uma floresta, em outro, dentro de uma gaiola.
O objetivo da atividade foi impactar e conscientizar pessoas de diferentes idades e realidades sociais sobre o tráfico de animais. “Acreditamos que quando a pessoa se coloca no lugar do animal, ela consegue entender melhor o que está acontecendo e o que é o tráfico de verdade”, afirma Bárbara Correa de Mello, estudante de Medicina Veterinária e coordenadora do projeto “Meu Bicho é Legal”.
Para a Agência Ziip, a ação também contribuiu para que os participantes testem novas narrativas – vídeo em 360° e a realidade virtual – com as quais possam trabalhar institucionalmente.
A atividade não acaba quando aí. Foram feitas entrevistas com aqueles que participaram da simulação e filmagens das reações. Um vídeo de conscientização será lançado na página do “Meu Bicho é Legal”. “É uma forma de incentivar as pessoas para que se juntem a nós na luta contra o tráfico de animais e contra a extinção”, diz Fernanda Taques Wendt, coordenadora discente do projeto.
A estimativa é que no Brasil a cada 10 animais traficados, somente um sobrevive. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 1.173 espécies da fauna estão nas Listas Nacionais Oficiais de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Encontro faz parte de semana voltada ao enfrentamento de violências no ambiente acadêmico A Universidade Federal do Paraná […]
Evento reuniu autoridades e comunidade acadêmica, e contou com homenagens e apresentação do Coro da UFPR Por UFPR […]
Na mostra, podem ser conferidos 30 obras feitas em suportes como cerâmica, tecidos tingidos com tinta de solo, […]
Entre os dias 1 e 6 de setembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o evento […]