Imagem Padrão

Projeto “Universidade na Escola” apresenta resultados da aproximação entre UFPR e ensino médio público no interior e litoral do estado

20 dezembro, 2022
10:16
Por
Extensão e Cultura

No último dia 15 de dezembro foi realizada reunião com as direções dos setores e campi da UFPR no litoral e interior para a apresentação dos resultados do primeiro ano de atividade do projeto de extensão coordenado pela Integra/UFPR, denominado “Universidade na Escola: Democratização do Acesso ao Ensino Superior”. O Projeto aponta os impactos da atuação em 49 colégios de ensino médio nas microrregiões de atuação da UFPR no interior e litoral do estado.

Com o principal objetivo de reduzir as distâncias de comunicação entre ensino médio das escolas públicas ao ensino superior e, como consequência, permitir o enfrentamento à ociosidade de vagas nos cursos de graduação dessas localidades, o projeto prioriza, como método, a qualidade da interação com o público secundarista, ao abordar temas diversos sobre a experiência da vida acadêmica e as diferentes ações de fomento ao acesso e permanência estudantil.

Com participação direta e indireta de servidores, bolsistas e voluntários, foram realizadas interações em 49 escolas de ensino médio de 20 municípios pertencentes às microrregiões de atuação dos campi e setores da UFPR no interior e litoral. Foram totalizadas interações com 2.636 estudantes, que correspondem ao mesmo número de questionários aplicados ao final de cada atividade do projeto nas turmas dos colégios.

De modo complementar, foram realizadas coletas de informações sobre o processo vestibular nos campi, com a colaboração direta do Núcleo de Concursos da UFPR.

Após os dados coletados e sistematizados, foi possível sugerir alguns pontos considerados relevantes para a coordenação da proposta, como: o interesse pelo ensino superior apresentou-se significativo em todas as microrregiões, no entanto constatou-se que uma parcela importante de estudantes ainda desconhece a oferta de cursos pela UFPR nessas sedes; foi evidenciada importante queda de conhecimento sobre a oferta dos cursos, conforme aumenta a distância das sedes, podendo chegar a mais de 95% em alguns casos; de modo geral, o interesse/necessidade pelo trabalho responde de modo equivalente ao interesse pelo ensino superior nas microrregiões, o que revela a importância no planejamento dos turnos de oferta dos cursos de graduação; a tendência de queda na procura pelos cursos de graduação no litoral e interior, desde o vestibular 2015/2016, apresentou o primeiro ciclo médio ascendente de inscrições no vestibular 2022/2023; e as estratégias de comunicação dirigida, localmente, apresentaram importantes evidências de resultados positivos no conhecimento e inscrições no vestibular.

Das estratégias de comunicação dirigida, são citadas as ações e projetos de impacto direto: iniciativas de interação nos colégios, como o projeto de extensão Universidade na Escola; cursinhos solidários (projetos PREVEC, em Palotina e ECurSo – Equidade e Conhecimento, no litoral); eventos locais (projeto “Vem Pra UFPR Palotina”); recepção de públicos interessados em visitas agendadas e dirigidas em cada campus; mutirões de auxílio às inscrições, em parceria com prefeituras locais; e divulgação e entrevistas nas rádios locais.

Do total de inscrições por isenção de taxas nos setores e campi do litoral e interior no último vestibular, a modalidade via CAD-Único representa cerca de 95%, em comparação com a modalidade via Lei 12.799/13. Do total de inscrições pelo CAD-Único, cerca de 75% das solicitações foram concedidas.

O coordenador da proposta, Professor Renato Bochichio, ressalta a relevância da ações contínuas a respeito do desenvolvimento do projeto. “Os resultados e evidências obtidas pelo projeto contribuem para ações específicas da UFPR com vistas à democratização qualificada do acesso ao ensino superior, e possibilitam a elevação nos índices de ocupação das vagas nos cursos de graduação ofertados nos campi no interior e litoral”, afirma.

Para saber mais detalhes sobre o projeto, seus resultados e o conjunto de suas ações, basta agendar uma conversa com a equipe da Integra/UFPR, pelos canais: página oficial, email: integra@ufpr.br, e redes sociais: @ufpr.integra. E acesso direto pelas redes sociais ao projeto: @ueufpr, e pelo linktree.

Encontro das Direções dos campi/setores da UFPR, na Integra (Prédio da Reitoria). Imagem: Marcos Solivan (SUCOM).

Reunião de avaliação dos resultados do projeto “Universidade na Escola”, com a presença da Coordenação do projeto (Direção da Integra/UFPR), bolsistas do projeto e equipe da Integra/UFPR. Local: UFPR Litoral – Outubro de 2022.

Apresentação do projeto “Universidade na Escola” para 61 direções de colégios estaduais do Núcleo Regional de Apucarana. Local: FAFIJAN (Jandaia do Sul) – Abril de 2022.

Com informações da INTEGRA/UFPR.

Sugestões

24 julho, 2024

O linguista Carlos Alberto Faraco e o professor de literatura brasileira Fernando Gil são finalistas na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários; Maria Isabel Limongi, na de Filosofia.

23 julho, 2024

Coalizão Paraná pela Década do Oceano já reúne cerca de 90 pesquisadores paranaenses em torno da cooperação e da divulgação de conhecimento sobre temas oceânicos.

22 julho, 2024

Na tarde desta sexta-feira (19/07), a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou uma reunião com representantes […]

22 julho, 2024

Nos dias 20 e 21 de julho o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) […]