Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto Sextas na Pós debate temas como cyberbullying e educação socioemocional

A “Promoção de relações interpessoais saudáveis em diferentes contextos educacionais” é o mote central do projeto “Sextas na Pós: conversas com professores (as)” desta semana, que será transmitido pelo YouTube no dia 19 de maio, às 16h. O evento on-line é uma realização dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Letras (PPGL) da Universidade Federal do Paraná.

A rodada temática sobre “Processos psicológicos em contextos educacionais” terá mediação da professora Ana Carina Stelko Pereira. A partir do eixo central, serão abordados diferentes temas. O primeiro é “Como cuidadores podem auxiliar os filhos a prevenir e enfrentar o bullying”, de Ana Carina Stelko e Pereira e Geysa Machado. O estudo apresenta a preocupação com a ocorrência de bullying a partir de influências familiares, com o objetivo de ampliar a segurança nas escolas.

O tema “Percepções de estudantes universitários sobre o cyberbullying e sua relação com o suporte social”, de autoria de Rodrigo Vogt e Loriane Trombini Frick, revela que o cyberbullying é um tipo de agressão que ocorre pelas novas tecnologias de comunicação, trazendo diferentes consequências aos envolvidos, especialmente no espaço escolar.

Na sequência, “Percepção de jovens encarcerados sobre a escola”, de Ellen Ferreira e Gabriela Reyes Ormeno, revela que a percepção da experiência escolar pode ser afetada por diversos fatores negativos, redundando em experiências de fracasso, exclusão e desinteresse dos encarcerados. As autoras propõem que a educação pode ser uma ferramenta fundamental para a ressocialização desses jovens e para a redução da reincidência criminal.

Encerrando a programação do dia, será apresentado o trabalho “Educação Socioemocional”, de autoria de Cinthia de Carvalho, com orientação do professor Josafá Moreira da Cunha, do Setor de Educação da UFPR. Considerando a disposição na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de que a escolarização, além das competências cognitivas, deve promover a Educação Socioemocional, a pesquisa busca compreender a percepção de professores e alunos do ensino fundamental e médio sobre o assunto.

Serviço:
Projeto Sextas na pós: conversas com professores(as)
Tema: Processos psicológicos em contextos educacionais
Data: 19 de maio de 2023 (sexta-feira)
Hora: das 16h às 18h
Transmissão: Canal do PPGE no YouTube

Sugestões

Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas realizará  2º Fórum NOvation
O Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) através do Programa de...
UFPR terá palestra gratuita sobre  “Os Dinossauros do Brasil - 170 milhões de anos em evolução”
Serão duas palestras: do dia 20 e 21 de junho são direcionadas a crianças de 9 a 12 anos. Já a  palestra...
Apoio aos produtores culturais para acesso a lei Aldir Blanc termina nesta segunda (10)
Em Curitiba, Laboratório de Cultura Digital da UFPR vai assessorar projetos que queiram disputar edital...
UFPR faz entrega de materiais, adquiridos com recursos do MEC, para instituições de saúde em Toledo
O curso de Medicina do Campus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou entre o mês de...