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FEDERAL DO PARANÁ

Projeto Sextas na Pós debate educação e intervenção na comunidade

As apresentações do projeto “Sextas na Pós: conversas com professores (as)” desta sexta-feira (26) terão como eixo central de debate a “Educação e intervenção na comunidade”. A transmissão será das 16h às 18h, pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Haverá tradução para Libras.

O projeto Sextas na Pós é promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Letras (PPGL), com rodada temática no âmbito de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais. A orientação desta semana é da professora Maria de Fátima Quintal de Freitas, do Setor de Educação. O evento conta com certificação para participação síncrona.

A partir do eixo central, serão apresentadas pesquisas de mestrado e doutorado orientadas pelas professoras Maria de Fátima Quintal de Freitas e Maria de Fatima Minetto, também do setor de Educação. Os trabalhos promovem diferentes intersecções e interações entre educação e possibilidade de atuação e interações em comunidades.

A primeira apresentação, do doutorando André Marques Choinski, abordará o “Programa Caregivers Skills Training (CST) e o desenvolvimento de habilidades em cuidadores de crianças com atrasos no desenvolvimento”. O objetivo é tornar conhecidas as possibilidades de mediação instrumental, para utilização de não especialistas junto a essa população.

Na sequência, serão apresentados dois trabalhos desenvolvidos na área de segurança pública, com a Polícia Militar do Paraná (PMPR): “A formação do Oficial da Polícia Militar e sua expectativa de atuação profissional na comunidade”, do doutor Marcos Roberto de Souza Peres, e “Formar policiais militares: aspectos psicossociais e educativos entre a academia e a rua”, do doutorando Dênis Wellinton Viana. As pesquisas analisam alguns processos psicossociais e educacionais ligados à participação e compromisso presentes na formação dos oficiais, no cenário atual de proximidade Escola-Polícia.

Encerrando a programação, a doutoranda Diana Theodoro apresenta “As cotas sociais e a democratização da Universidade brasileira: concepções dos e sobre os estudantes cotistas nas teses e dissertação – uma revisão das produções publicadas entre 2002 e 2022”. A pesquisa toma por base as publicações sobre o sistema de cotas, nos últimos vinte anos, sob o formato de teses e dissertações de diferentes programas de pós-graduação, permitindo informações sobre o sistema, como política pública, especialmente a partir da ótica de estudantes.

Serviço:
Projeto: Sextas na Pós: conversas com professores (as)
Tema: Educação e intervenção na comunidade
Data: 26 de maio
Hora: 16h às 18h
Transmissão: Canal do PPGE no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=86dN9KYVVtQ)

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