Imagem Padrão

Projeto “Sextas na Pós” contou com a participação de mais de 100 pesquisadores em 26 encontros virtuais  

05 dezembro, 2022
10:11
Por Simone Meirelles
Extensão e Cultura

O “Sextas na Pós”, parceria entre os Programas de Pós-graduação em Educação e em Letras da UFPR, realizou, ao longo de nove meses, 26 encontros virtuais e contou com a participação de 109 pesquisadores, oito monitores e ainda assessoria em comunicação social e apoio de pós-doutoranda, conforme aponta o relatório final do projeto. “Foi uma profícua parceria entre os programas envolvendo seus professores, alunos com foco na pesquisa sobre a educação básica a partir das temáticas estruturantes seguindo as linhas de cada programa”, destaca a coordenadora da inciativa, professora do PPGE, Andréa Gouveia.

As atividades do projeto de extensão provocaram grande engajamento com a comunidade acadêmica e houve a certificação de 1.062 participantes que acompanharam os encontros ao vivo todas as sextas-feiras das 19h às 21h. Para a coordenação do PPGLetras, o projeto trouxe importantes temas para debate e fortaleceu uma rede de cooperação entre os programas, ambos avaliados com a nota máxima 7 da Capes neste ano, de acordo com a última avaliação quadrienal.

SERVIÇO:

No link abaixo, há a playlist do Canal do Youtube do PPGE-UFPR com os eventos produzidos ao longo do ano.

https://youtube.com/playlist?list=PLdB2KkqVxW052NoFUn9hb8fyegf-62UNy

Veja a lista das mesas-redondas realizadas em 2022:

  1. “Teoria e a Prática da Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano no Contexto da Educação Básica”.
  2. “Teoria e a Prática da Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano no Contexto do Ensino Superior”.
  3. “Teoria e a Prática da Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano no Contexto do Ensino Superior Contextos Diversificados nas Áreas Sociais de Educação, Saúde e Segurança”.
  4. “Educação especial: Diferentes perspectivas”.
  5. “Os desafios do retorno às aulas presenciais: o processo de alfabetização das crianças”.
  6. “Pesquisa aplicada na formação docente e educação familiar no Brasil: desafios e possibilidades”.
  7. “O corpo criança na escola: reflexões sobre o distanciamento social”.
  8. “O jogo no espaço e o espaço do jogo na escola”.
  9. “Quem te viu quem TV: conversa sobre ensino remoto, aprendizagem e formação de professores”.
  10. “Letramento literário: te vejo na escola”.
  11. “Libras: aspectos linguísticos e pedagógicos (PPG-LETRAS)”.
  12. “Literatura: Literatura, História e Crítica (PPG-LETRAS)”.
  13. “Preservação da História e Memória escolar: algumas possibilidades”.
  14. “Espaço e materialidade (s) na Educação Infantil”.
  15. “Relações Étnico-raciais, gênero e a produção do fracasso escolar”.
  16. “Gênero e Educação do Campo”.
  17. “Inclusão em Educação: perspectivas e desafios”.
  18. “Os desafios de planejar e investir em educação para superar desigualdades”.
  19. “As juventudes e a necessidade de novos rumos para educação”.
  20. “Os processos de privatização e potenciais riscos ao direito a educação”.
  21. “A universidade e a educação como projeto de nação”.
  22. “Formação de Professores e os novos lugares de Aprendizagem”.
  23. “Escola, Sujeitos e Saberes”.
  24. “Ensino de Ciências para a Justiça Social”.
  25. “Educação Ambiental nas escolas do Paraná”.
  26. “Universidade, relações raciais e a linguagem”.

(Por Karen Vanzin/PPPG Letras)

Sugestões

06 junho, 2025

Marcado para os dias 16 e 17 de junho, no Campus Reitoria, o evento de extensão “Interfaces de […]

06 junho, 2025

Por NC/UFPR Estão abertas as inscrições para seis modalidades do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes, o Provar, […]

05 junho, 2025

A Universidade Federal do Paraná recebe até sexta-feira (6) centenas de profissionais de educação de todo o Brasil […]

05 junho, 2025

Com prática realista, curso do ICMBio capacitou profissionais do Laboratório de Ecologia e Conservação para desencalhar grandes cetáceos […]