O projeto de Extensão “Rango de Rua: atenção à população em situação de rua por meio do alimento” da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolve atividades de acolhimento e educação em saúde para a população em situação de rua (PSR).
As ações, coordenadas pelas professoras Anabelle Retondario e Carolina Belomo de Souza, do Departamento de Nutrição, se desenvolvem no entorno do Mercado Municipal de Curitiba. As atividades ocorrem de 15 em 15 dias, nas sextas-feiras a noite, em parceria com o grupo de voluntários Rango de Rua – atuante na cidade desde 2012 com a PSR. Nesta união já nasceram atividades como biblioteca na rua, rodas de conversa, oficinas de culinária, festas temáticas e em breve oficinas de artesanato.
Para Anabelle, através das vivências com a comunidade, os estudantes criam uma consciência coletiva que será importante para o futuro profissional. “É o papel principal da Universidade a gente poder estar junto da comunidade. Tendo uma formação mais social, não só técnica, é possível ter um olhar mais abrangente.” Além disso, a professora acredita que a existência da universidade se justifica na extensão, pois reúne a pesquisa, ensino, formação cidadã e profissional.
Após conhecer o projeto na semana de calouros da universidade, a estudante de nutrição Valéria Vieira se voluntariou para atuar no Rango de rua: “Eu gostei do projeto de cara, por não ter pré-requisitos e ser uma ação social. Eu me identifiquei com as pessoas do projeto e está sendo uma experiência bacana.” A estudante expressa também que projetos como esse, ajudam a tornarem as pessoas mais críticas e éticas.
Por intermédio das ações extensionistas, os voluntários recebem as demandas dos assistidos. Assim desenvolvem materiais educacionais, ações de saúde de monitoramento de pressão arterial, controle e orientações em relação a pele, e promovem acolhimento por meio de conversas. Os estudantes interessados em entrar no projeto, passam por uma seleção e formações antes de irem para rua, dessa forma se familiarizando com a temática.
Além disso, o projeto propõe a sensibilização do tema através de eventos para a comunidade acadêmica, como o que aconteceu em 5 de novembro no campus Jardim Botânico. Com debates sobre a garantia de direitos para a população de rua, a celebração dos 3 anos do Rango de rua reuniu estudantes, professores e apoiadores do projeto nas discussões em prol de evidenciar a PSR.
Para mais informações, entre em contato através do Instagram: @extensaonarua_ufpr.
Texto: Maria Flávia Pereira Ferreira
Fotos: Equipes Rango e Rua e Coordenadoria de Extensão UFPR
O campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no bairro Jardim das Américas, sediará a edição de […]
Nesta quinta-feira (21), ocorreu a solenidade de descerramento da placa comemorativa ao reconhecimento dos médicos poloneses que contribuíram […]
Durante a última edição da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 16), realizada em Cali, na Colômbia, […]
Os estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do sistema de cotas alcançaram, em […]