Imagem Padrão

Projeto Floresta Escola recebe homenagem da Guarda Municipal Mirim

31 outubro, 2019
09:03
Por
Extensão e Cultura

Medalha Borges de Macedo. Foto: arquivo pessoal

O projeto de extensão “Floresta Escola” foi homenageado nesta segunda-feira (28) durante a comemoração dos 15 anos do programa Guarda Municipal Mirim (GMM). A coordenadora do projeto e professora de Ciências Florestais da Universidade Federal do Paraná, Daniela Biondi Batista, recebeu a medalha Borges de Macedo – honraria dedicada a autoridades e servidores que se destacaram e contribuíram para o crescimento e valorização da Guarda Municipal de Curitiba – pela parceria mais antiga com a Guarda Mirim.

“Como coordenadora, eu sinto honrada pelo reconhecimento. O projeto vem prestando serviço não só para a comunidade externa, ele também faz dos alunos que participam, pessoas comprometidas com o ambiente e com a educação dos estudantes. É também uma oportunidade dos acadêmicos exercerem a cidadania, além de colocarem em prática tudo que aprendem em sala de aula”, avalia a docente.

Essa já é a segunda medalha que o projeto recebe da Guarda Municipal. A Câmara de Vereadores de Curitiba também homenageou o Floresta Escola, em 2015, pelos serviços prestados à sociedade.

Professora Daniela Biondi recebendo a homenagem. Foto: arquivo pessoal

Floresta Escola

Realizado há mais de dez anos em parceria com a Guarda Mirim, o projeto de extensão promove visitas guiadas à floresta do Campus Botânico, além de palestras em escolas sobre educação ambiental e realização de oficinas e dinâmicas. Cerca de seis mil crianças de escolas públicas e privadas já foram atendidas pelas atividades.

Atualmente o projeto é formado por professores e estudantes do curso de Engenharia Florestal da UFPR, que transformam conhecimentos técnico-científicos em informações acessíveis ao público infanto-juvenil.

A trilha no Capão do Tigre (Campus Botânico) fica dentro de um remanescente de floresta. As atividades abordam conservação da natureza e identificação e caracterização de espécies arbóreas presentes no fragmento de floresta.

Sugestões

02 setembro, 2025

Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita Nos […]

02 setembro, 2025

Curso tem duração de dois meses; inscrições vão até quinta-feira (4) Por João Heim Através de ação de […]

01 setembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná abriu oficialmente as atividades do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária […]

01 setembro, 2025

Por NC-UFPR Termina na próxima quinta-feira (4/9), às 17 horas, o prazo para inscrições no Provar Transferência 2026, […]