Iniciativa faz mutirão de cirurgias e oferece formação para profissionais de saúde de ilhas do litoral paranaense

29 junho, 2023
20:51
Por Rodrigo Choinski
Extensão e Cultura

Nos dias 24 e 25 de junho a cidade de Guaraqueçaba recebeu um mutirão de cirurgias ambulatoriais e atividades educativas voltadas à equipe de saúde básica da cidade sobre diabetes melitus. A ação é uma parceria entre os projetos de extensão Cirurgilhas e Saúde nas Ilhas do Litoral do PR, dos departamentos de Enfermagem e Cirurgia da UFPR, com apoio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) e a Prefeitura de Guaraqueçaba.

Equipe do projeto Saúde nas Ilhas ofereceu atividades de conscientização para população e formação para profissionais de saúde. Foto: Projeto nas Ilhas

Profissionais de saúde e agentes comunitários tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a doença e posteriormente participaram de uma oficina com 30 pacientes diabéticos, trabalhando temas como a alimentação e hábitos de vida saudável mediadas por atividades lúdicas. Também foram realizadas consultas com pacientes para avaliação do pé diabético, uma condição que afeta o pé de pacientes que não controlam a doença que leva a infecções e problemas de circulação. A ação foi coordenada pela professora Fernanda Moura D’Almeida Miranda e pelos enfermeiros Sara Ingrid de Rezende Ferreira e Robson Giovanni Paes contando com a participação das estudantes Fernanda Birolo, Beatriz Petters e Eduarda Cristini.

Para a ação de cirurgias foi realizada a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde para identificação de casos para as intervenções como: tumores de pele, cistos, lipomas, unha encravada, corpo estranho e abcessos. Foram agendados para triagem cirúrgicas 47 pacientes na Unidade Básica de Saúde e desses 35 foram selecionados para as cirurgias ambulatórias, que foram realizadas no Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Guaraqueçaba. Essa ação foi coordenada pelas professoras Silvania Klug Pimentel e Fernanda Moura D’Almeida Miranda e contou com a participação do cirurgião geral Harlan Jay e os discentes de medicina Sofia Julio Mastey, Brenda Nicoly Braine do Nascimento, Natália da Silva Teixeira, Henrique Vilar dos Santos e Anne Caroline Braz.

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.