Imagem Padrão

Projeto desenvolvido por enfermeira do CHC é premiado no maior evento de enfermagem da América Latina

05 outubro, 2021
12:54
Por
UFPR

O trabalho da enfermeira Valéria Cristina Lopes Gallo, do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), foi premiado durante o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado de 27 a 30 de setembro. “Criação e validação da matriz de design instrucional para MOOC de continuidade do cuidado para enfermeiros” foi o primeiro colocado no eixo temático “Políticas Públicas, Educação e Gestão”.

A partir de sua vivência como enfermeira de ligação do Serviço de Gestão de Altas do CHC-UFPR/Ebserh, Valéria Gallo constatou a necessidade de um trabalho que permitisse a continuidade do cuidado, pela atenção primária, após a alta hospitalar dos pacientes. Ao ingressar no mestrado profissional em enfermagem da UFPR, Valéria se aprofundou no tema e, junto com professoras orientadoras, realizou um projeto que prevê a realização de um curso de qualificação no processo de continuidade do cuidado destinado, especialmente, aos profissionais de enfermagem da atenção primária.

Parte do projeto desenvolvido para construir o curso – a matriz de design instrucional para MOOC de continuidade do cuidado para enfermeiros – foi apresentado no 23º CBCENF e recebeu a premiação. Outros dois eixos temáticos – Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania e Ética, Legislação e Trabalho também premiaram o primeiro colocado. Foram 1.125 trabalhos inscritos no evento que reuniu, de forma virtual, mais de 26 mil inscritos.

MOOC

Massive Open Online Course (MOOC) é um tipo de curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem com o objetivo de ofertar conhecimentos a um grande número de alunos. Porém, para chegar até a construção do MOOC foi necessário passar por várias etapas. A criação e validação de uma matriz de design instrucional foi uma delas. Essa matriz foi feita a partir de estudos prévios de revisão integrativa de literatura e pesquisa de campo com enfermeiros que atuam na atenção primária de saúde, que possibilitou a seleção e organização dos tópicos de conteúdos para o MOOC.

Para compor a matriz de design instrucional, foram definidos os objetivos de aprendizagem do curso e dos módulos integrantes, papéis dos envolvidos, mapeamento e sequência das atividades, estratégias e conteúdo, duração, seleção de mídias e ferramentas a serem adotadas e avaliação. “O curso está em processo de finalização e deve ser lançado ainda em outubro, para acesso gratuito, no ambiente virtual da UFPR”, conta Valéria.

 

Com informações do CHC-UFPR/Ebserh

Sugestões

23 junho, 2025

Universidade participa da ação solidária promovida pela Prefeitura de Curitiba; doações podem ser feitas nos campi da capital […]

23 junho, 2025

A obra reúne registros fotográficos e audiovisuais produzidos por pesquisadores indígenas das aldeias Guarani Mbyá do litoral paranaense.

23 junho, 2025

Iniciativas contempladas em editais do Ministério da Saúde foram apresentadas este mês na Semana de CT&I+ SUS – […]

18 junho, 2025

Relações sociais e familiares do escritor são tema de estudo do professor Ricardo Costa de Oliveira, do Departamento […]