Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de pesquisa avaliará o clima universitário entre estudantes de graduação de diferentes cursos da UFPR

A partir desta segunda-feira (19), estudantes de graduação da UFPR serão convidados a participar da pesquisa “A convivência entre adolescentes e jovens na escola e universidade”, que avaliará o clima universitário.

Aprovada pelo Comitê de Ética, a pesquisa tem por objetivo geral analisar a qualidade da convivência entre adolescentes e jovens, no ambiente escolar e universitário, em especial o bullying, o cyberbullying e as diferentes formas de discriminação. Como objetivo específico, almeja identificar os problemas de convivência vivenciados no ambiente universitário, a partir da percepção dos estudantes sobre o clima universitário.

O clima universitário pode ser entendido como conjunto de atitudes, percepções, comportamentos e expectativas dos membros de uma comunidade universitária, no que tange, principalmente, à diversidade de pessoas e suas relações. De acordo com os pesquisadores, avaliar o clima é necessário para identificar os desafios percebidos pelos estudantes e compreender a qualidade de suas vivências. A avaliação é multidimensional, englobando aspectos como violência, discriminação e vitimização no campus, ajustamento psicológico, saúde mental e suporte social. Algumas dessas dimensões ainda são pouco estudadas no contexto universitário.

A coordenadora da pesquisa, professora Loriane Trombini Frick, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação/Setor de Educação, informa que serão aplicados questionários impressos para estudantes de graduação de mais de 40 cursos, nos diferentes setores da UFPR, nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Palotina, Matinhos e Pontal do Sul.

Todos os cursos da UFPR foram convidados a participar da pesquisa. A partir de tal manifestação, foram sorteados aleatoriamente dois cursos por setor. Posteriormente, a equipe entrou em contato com as coordenações dos cursos para agendamento da coleta, que será realizada em sala de aula, com autorização dos docentes.

A coleta está prevista para ser concluída até final de setembro. Após o processamento dos dados, a equipe produzirá um relatório qualitativo sobre o clima universitário, para cada curso participante.

O instrumento para coleta de dados foi criado pelo Grupo de Pesquisa Interagir (UFPR), sob coordenação do professor Josafá Moreira Cunha, e seu desenvolvimento tem apoio da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad). O movimento é considerado importante para a construção de ações de melhoria das relações no ambiente universitário.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...