Projeto de Extensão Saúde nas Ilhas promove atividades em Guaraqueçaba 

14 junho, 2024
14:01
Por Bruna Soares
Extensão e Cultura

Nos dias 08 e 09 de junho o projeto Saúde nas Ilhas, sob coordenação da professora Fernanda Moura D’Almeida Miranda do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), esteve em Guaraqueçaba para realizar atividades de capacitação com a comunidade, profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde e Hospital Regional de Guaraqueçaba. 

Para a comunidade, no dia 08 de junho no período da manhã foi realizada uma roda de conversa na sala de espera para falar sobre Hanseníase e no período da tarde sobre alimentação saudável.  

Foto: Acervo UFPR

A abordagem sobre Alimentação Saudável ocorreu por meio de um jogo educativo de escolhas de alimentos positivos e negativos para a saúde, este tema foi definido pelo enfermeiro Irineu e pela enfermeira Cleide da UBS, devido ao número de pacientes portadores de Hipertensão Arterial no município. Já o tema “Hanseníase” foi escolhido pela médica dermatologista, Lígia Márcia Mário Martin, da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) e abordou como identificar a doença. 

As estudantes do Curso de Enfermagem Eduarda Cristini Batista, Giovana Immich, Beatriz Petters e Isabela Ferreira preparam materiais educativos e dinâmicas para serem realizadas com a comunidade sob a supervisão da professora Fernanda Moura. 

Foto: Acervo UFPR

A convite da coordenadora do Projeto Saúde nas Ilhas foram realizadas capacitações tanto na UBS como no Hospital Regional de Guaraqueçaba, a doutoranda Márcia Bucco do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR e professora da Faculdade Pequeno Príncipe realizou a capacitação dos profissionais de enfermagem sobre o Manobra de Heimlich e Ressuscitação Cardiopulmonar em bebês e criança e o médico ortopedita Werveley Valenza sobre trauma ortopédico pediátrico e imobilização. 

Para esta ação tivemos o apoio tanto da Secretária Municipal de Saúde representada pela Secretária Joelma, da Direção do Hospital Julcinha e a Supervisora Elenore e do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba – Presidente Sérgio Burtka que nos cedeu o alojamento. 

Aproximadamente foram capacitados 25 profissionais de saúde, 10 estudantes de medicina e enfermagem e 25 usuários da UBS.

Com informações do Departamento de Enfermagem da UFPR

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.