Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de extensão resgata memórias afetivas e sensoriais dos idosos

Sob a coordenação da professora Giane Bientinez Sprada, um grupo de 15  participantes – Idosos do projeto Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa (CEDIVIDA), participaram de oficinas de culinária afetiva promovidas pelo departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A iniciativa integra o projeto de extensão “A nossa comida: cultura, biodiversidade e saúde”, desenvolvido em parceria com a Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália. 

Nesta sexta-feira (17), os participantes prepararam uma receita especial, em parceria com o chefe de cozinha, Gabriel Santana.

Um projeto que existe desde 2014 que tem por finalidade resgatar essa culinária tradicional, feita em família. “Hoje em dia a ciência demonstra que quanto mais tempo você mantém as suas habilidades culinárias ao longo da vida, mais saudável você é”, afirma Giane Bientinez. 

Foto: Leonardo Bettinelli

Além de estimular a memória sensorial e cognitiva, o projeto também auxilia na prevenção de doenças e na promoção da saúde. “As habilidades culinárias não significa só cozinhar, mas é todo o processo que envolve a preparação até o compartilhamento dessa refeição com amigos e familiares, então você precisa de muitos processos  cognitivos como pensar na quantidade de feijão, de arroz, em qual supermercado eu vou e quanto custa”. um projeto que é baseado em estudos.  “Tudo isso são processos cognitivos que ajudam o idoso a prevenir quadros de demência e se manter mais ativo”, pontua Giane. Um outro ponto também trabalhado dentro do projeto é o lado social e cultural, além do biológico dos alimentos.

A estudante de Nutrição e integrante do projeto, Lara Bittencourt Carvalho, conta que mais do que ensinar, é acolher cada um deles. “O intuito do nosso projeto é trazer a comida como forma de acervo, de história, de identidade e tudo isso através de uma mordida, de um preparo. Então a gente busca sempre atender as prioridades deles”. Temas como tratamento do câncer, hidratação, a quantidade certa de água a tomar, já foram conteúdos compartilhados no projeto de extensão. 

Amanda Borba, bolsista do curso de Nutrição, ressalta que tem sido uma experiência única. “Na faculdade mesmo não temos uma matéria que seja ligada diretamente aos idosos, então fazer parte do projeto  “Da nossa comida” é maravilhoso”. 

Para Geny de Miranda, de 76 anos, as atividades têm sido bastante proveitosas. “Tem sido ótimo, tenho aprendido muito e temos o companheirismo de todos aprendendo cada vez mais. 

Foto:Leonardo Bettinelli

Já Luiz Shibukawa, de 69 anos, explica como tem sido a experiência. “A gente coloca a mão na massa, além de pegar as receitas fáceis, então preparamos no dia e degustamos no dia. Eles sempre trazem receitas mais saudáveis ou então que relembrem a memória da gente”. 

Foto: Leonardo Bettinelli

Em geral, os pratos são sempre baseados em receitas variáveis e fáceis que possibilitam trazer memórias afetivas: seja uma receita tradicional de família ou um prato favorito. O importante são as emoções e o prazer envolvidos durante a atividade.

Foto: Leonardo Bettinelli

Lembranças

“Quando a gente era criança a gente ficava só vendo a mãe fazendo e agora a gente consegue entender todo o processo”, comenta Luiz. 

Geny também se recorda do passado. “Você lembra das coisas boas que eram feitas antigamente, como minha avó fazia, como meus pais faziam, então eu vou recordando as coisas de antigamente”. 

As  atividades são realizadas por professores e estudantes extensionistas do curso de Nutrição no Departamento de Dietética da UFPR, localizado no campus Jardim Botânico. O último encontro será no dia 01/12 com uma programação de Natal com receitas afetivas das famílias dos participantes. 

Para saber mais sobre o projeto, siga as redes sociais “A nossa comida”.

Sugestões

Ministra da cultura participa do lançamento do LabCD e do Projeto Mapas da UFPR
A solenidade também marca a abertura do Seminário Nacional de Cultura Digital e o lançamento do Comitê...
Nota à Comunidade Acadêmica sobre o fim da greve dos professores
Em assembleia realizada na data de hoje (20/06), convocada pela Associação dos Professores da UFPR (APUFPR),...
Aluna da UFPR vence Congresso Internacional de Educação Médica e Inovação com startup
Entre os dias 08 e 10 de junho, Letícia Farias de Souza, aluna do 11º período do curso de Medicina da...
Aluno da UFPR recebe premiação na 47ª Reunião Anual da SBQ
No período de 22 a 25 de maio aconteceu a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, ...