Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência

O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto  Sistemas Agroflorestais e Sustentabilidade do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizará uma atividade de extensão, no dia 23 de março, na Comunidade Jardim Independência em São José dos Pinhais, bairro localizado na beira do Rio Iguaçu.

Foto: Marcelo Frehse

O objetivo é  fazer um trabalho de acolhimento e recreação com as crianças, e moradores do Jardim Independência, no período da manhã. A equipe também irá preparar  kits de doces e brinquedos para serem doados. 

Alunos no preparo de kits de doces para doação. Foto: Rozimeiry Gaspar

“Toda ação conta com apoio imprescindível do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (CAEF) e da Associação Atlética Lenhadores. Além dessa Atlética tivemos o apoio em doações de bombons e doces de mais 20 Atléticas da UFPR e outras universidades e instituições acadêmicas do curso de Engenharia Florestal como: Pet florestal e Centro Acadêmico de Engenharia Madeireira”, comentou Rozimeiry Gomes Bezerra Gaspar, professora do curso de Engenharia Florestal da UFPR.

O projeto também conta com o apoio da ONG Mais Amor Curitiba, que trabalha na comunidade há muitos anos dando assistência com cuidados e alimentos para a comunidade, e que deu a oportunidade do projeto trabalhar em conjunto e transformar uma área que jogavam lixo em uma Agrofloresta Urbana.

Rozimeiry explica como o trabalho começou e é feito: “No nosso Programa e Projetos de extensão universitária trabalhamos na comunidade numa área na beira do rio Iguaçu que era um lixão, conseguimos o apoio da comunidade para a retirada do lixo e transformação de uma Agrofloresta Urbana (cultivo de frutíferas, espécies arbóreas e agricultura) para ajudar na autonomia alimentar, união dos vizinhos e terapia ocupacional das pessoas envolvidas”. 

Todo ano são realizadas  campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis, material escolar, roupas, cobertores, brinquedos e livros infantis. Além de vários cursos de capacitação ensinando cultivos agroecológicos, minhocário caseiro, uso das plantas alimentícias não convencionais que são proporcionados para a Comunidade Jardim Independência.

Áreas de cultivo na Agrofloresta Urbana do Jardim Independência. Foto: Elisabete Fabiano.

“Na minha disciplina de Agrossilvicultura, levo meus alunos para conhecer a comunidade, sensibilizar e trabalhar na Agrofloresta Urbana”, finaliza a professora. 

Sugestões

UFPR sobe e está entre as 3,7% melhores instituições do mundo
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as melhores do mundo na edição 2024 da lista global...
Equipamento para radioterapia no CHC-UFPR traz ganhos para áreas assistencial e de ensino
Com instalação de acelerador linear, hospital passa a oferecer tripé completo de tratamento para pacientes...
CHC-UFPR tem projeto aprovado em Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação no Paraná
O projeto tem por finalidade a estruturação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do CHC-UFPR Em...
Vídeo da UFPR no Instagram viraliza e atinge 1 milhão de visualizações
Um vídeo publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em seu perfil oficial no Instagram alcançou...