Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de extensão leva Sessões Culturais para Escolas e Centros de Educação Infantil de Matinhos

O Mundo Mágico da Leitura, programa de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reconhecido por sua dedicação em incentivar o gosto pela leitura entre crianças, anuncia sua agenda de sessões culturais para o ano de 2024. No destaque deste ano estão dois projetos especiais vinculados ao MML: o “Vivenciando Histórias” e “Lendo as Entrelinhas”, ambos com o objetivo de estimular o interesse pela leitura desde os primeiros anos da alfabetização, permitindo que os alunos de escolas e centros de educação infantil vivenciem histórias de forma lúdica e educativa.

A Escola Municipal Francisco dos Santos Júnior, situada em Matinhos, ganhará um toque de magia nas tardes de sexta-feira com as 24 sessões de dramatização ministradas pelo projeto “Vivenciando Histórias”. Divididas entre 8 contos diferentes, as sessões transportarão os alunos para universos fantásticos, onde a imaginação ganha vida, junto aos bonecos, fantoches e fantasias. O cronograma abrange o período de 10 de maio a 8 de novembro, oferecendo uma experiência enriquecedora para as crianças do Pré, 1º e 2º ano.

Além das sessões de dramatização, a EM receberá também as sessões de leitura do projeto “Lendo as Entrelinhas”. Destinadas aos alunos do terceiro ano, essas sessões serão conduzidas pelos acadêmicos mediadores do programa, proporcionando momentos de descoberta e aprendizado. Serão 12 contos explorados ao longo do período de 17 de maio a 8 de novembro, na parte da manhã, integrando de forma harmoniosa o universo das palavras ao cotidiano escolar.

O Mundo Mágico da Leitura está há 15 anos se dedicando ao incentivo da leitura infantil. Desde sua criação, o programa tem como missão apoiar professores em sala de aula e proporcionar experiências enriquecedoras, tanto para crianças de diferentes idades, quanto aos acadêmicos que mediam as sessões e projetos, contribuindo com aprendizados para sua bagagem profissional. Nos últimos anos, o crescimento da equipe permitiu a expansão das atividades, possibilitando a realização de mais sessões em diferentes espaços e com apresentações cada vez mais lúdicas.

Para consultar os cronogramas completos das sessões culturais oferecidas pelo Mundo Mágico da Leitura, basta entrar em contato através do e-mail mundomagico@ufpr.br ou acompanhar os vídeos educativos disponíveis nos canais do Programa: Facebook, Youtube e Instagram.

Produzido por Amanda de Oliveira, estudante de Jornalismo e voluntária do MML
Revisado por Rosangela Valachinski Gandin

Sugestões

Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...
NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...
Simepar prevê inverno com pouca chuva, altas temperaturas e rápidas ondas de ar frio; saiba mais
Todo esse fenômeno será sob influência do fenômeno climático La Niña O inverno começa às 17h51 desta...
PPGTurismo UFPR recebe destaque no 18º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Evento realizado na UNIOESTE de Foz do Iguaçu reconheceu a UFPR com o maior número de aprovações entre...