O projeto de extensão “Rango de Rua: atenção à população em situação de rua por meio do alimento”, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa, nesta sexta-feira (1º) ,de atividade que tem como objetivo orientar as pessoas em situação de rua sobre locais onde são oferecidas refeições gratuitas ou de baixo valor na cidade de Curitiba.
A atividade acontece na Rua General Carneiro, na lateral do Mercado Municipal de Curitiba, às 20h, e marca a primeira vez que o projeto da universidade atua em conjunto com ações de voluntariado da sociedade civil. Além das orientações, deve contar com distribuição de refeições, disponibilização de banho e corte de cabelo, distribuição de roupas e kits de higiene, orientações de higiene bucal e atendimento a animais de estimação.
Rango de Rua: atenção à população em situação de rua por meio do alimento
O projeto de extensão surgiu da necessidade de dar visibilidade à população em situação de rua. Segundo a professora do Departamento de Nutrição da UFPR, Anabelle Retondario, o objetivo da atividade é fazer uma escuta atenciosa de questões que essas pessoas podem trazer e realizar ações de educação de saúde a partir das demandas apresentadas.
“As pessoas em situação de rua estão em vulnerabilidade social e expostas à insegurança alimentar. Durante a distribuição das marmitas à noite, é comum ouvirmos relatos de aquela ser a primeira refeição do dia. Alguns comem uma marmita inteira na nossa frente e depois pedem mais porque ainda estão com fome”, comenta Anabelle.
A atividade extensionista participa da distribuição de marmitas duas vezes por mês, às sextas-feiras à noite, para criar vínculo com as pessoas em situação de rua e levantar demandas, além de realizar ações de educação uma vez por mês orientando a população vulnerável.
A proposta de trabalho do projeto prevê ações realizadas junto a grupos de voluntariado, como “Rango de Rua”, “Banho do Coração” e “Bigode do Bem”, nas vias públicas de Curitiba. Doações de roupas e alimentos podem ser entregues no prédio da Nutrição, no Campus Jardim Botânico, aos cuidados da professora Anabelle Retondario. As arrecadações são repassadas para os grupos voluntários e distribuídas à população em situação de rua.
O projeto de extensão está recebendo interessados para participar das atividades extensionistas. O contato pode ser feito pelo e-mail extensao.nutricao.ufpr@gmail.com.
Por Letícia Barbosa Ribeiro
Sob orientação de Jéssica Tokarski
Em edital com data desta terça-feira (22), a Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) publicou a lista de chapas […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF/UFPR) está com processos seletivos abertos por […]