Foto: divulgação

Projeto da UFPR recupera sonoridade de instrumentos históricos do Museu Claretiano

27 novembro, 2025
10:51
Por Aline Fernandes
Extensão e Cultura

Atividade de extensão promove preservação museológica e permite ouvir harmônio de Padre Penalva

Uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Museu Claretiano de Curitiba possibilitou um trabalho de recuperação e preservação de parte da história musical paranaense. Por meio da disciplina “Mapeamento, manutenção e restauro de acervo de instrumentos musicais”, alunos e professores do curso de Luteria dedicaram-se à conservação de um violino e três harmônios do acervo.

Entre os itens trabalhados, destaca-se um harmônio que pertenceu ao compositor e sacerdote José Penalva (1924-2002). O instrumento foi utilizado na criação de muitas de suas composições. A iniciativa garantiu a preservação física das peças e possibilitou o registro sonoro de instrumentos que há muito tempo estavam silenciados.

Coordenado pelo professor Thiago Correa de Freitas, o trabalho envolveu três alunos do curso, dois docentes, uma musicista que integra o projeto e o responsável pelo museu. “Nós da Luteria sempre pensamos no instrumento musical como ferramenta que deve estar 100% funcional. Porém, quando o instrumento é musealizado, a princípio ele perde a sua funcionalidade. Devemos preservar o máximo das características, realizar intervenções reversíveis e estar de acordo com as orientações do museólogo responsável. Foi uma experiência diferente do que já havíamos realizado”, explica.

O violino encontrava-se desmontado na reserva técnica, necessitando de limpeza e montagem. Os harmônios precisavam de cuidados com o móvel e apresentavam acúmulo de sujeira interna.

A equipe conseguiu colocar alguns instrumentos em funcionamento quase pleno. “Em tempos recentes, ninguém havia ouvido como esses instrumentos soavam. Logo, fazê-los soar e registrar isso é parte da ideia de preservação, já que eles não serão tocados com frequência”, destaca Freitas.

Resgate histórico

A parceria entre a universidade e o museu ocorreu durante um evento em memória aos 100 anos de nascimento do Padre Penalva. Ao visitar o museu após um recital, o professor Thiago identificou o potencial dos instrumentos e propôs a parceria técnica.

Durante as cerca de 60 horas de trabalho, divididas entre aulas e visitas técnicas, a equipe fez descobertas que enriquecem a documentação do acervo. Foram encontradas anotações nas partes internas dos instrumentos, como o registro de uma manutenção realizada por Frei Domenico em um dos harmônios e números de série e dados de construtores que permitiram datar a fabricação das peças com maior precisão.

Assista abaixo ao vídeo que registra a sonoridade do harmônio recuperado pelo projeto.

Musicista toca harmônio de Pe. Penalva. Imagens: divulgação

Sugestões

27 novembro, 2025

Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]

26 novembro, 2025

Projeto da UFPR reuniu estudantes, professores e escolas de mais de 40 cidades para celebrar o desempenho em […]

25 novembro, 2025

Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá  O Museu de Arqueologia e Etnologia […]

19 novembro, 2025

Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]