O projeto “Sextas na pós, conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), abre uma nova rodada temática de debates. Com o tema “Compreensão da leitura: a influência de diferentes fatores”, o evento busca fazer uma abordagem no âmbito de processos psicológicos em contextos educacionais. A transmissão do debate ocorre nesta sexta-feira (12), das 16h às 18h, pelo Youtube.
O evento terá como eixos centrais do debate os seguintes pontos: os componentes e procedimentos para avaliar e favorecer a fluência na leitura, trabalho de Simone Aparecida Conerado; fatores emocionais que afetam a compreensão de textos, com foco na empatia em textos narrativos, acompanhada da autora da pesquisa, Sarah Aline Roza; e a importância de tratar o texto como objeto de análise e reflexão, tendo em vista a influência dos fatores metatextuais na compreensão leitora, que foi tema da pesquisadora Magaly Quintana Pouzo Minate. O debate será orientado pelas professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação Sandra Regina Kirchner Guimarães e Verônica Branco.
A duração prevista para o evento é de duas horas. Haverá certificação para aqueles que participarem de forma síncrona do debate.
Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Bruna Soares
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta profundamente o falecimento da procuradora aposentada, Dora Lúcia de Lima Bertúlio, […]
A Isomeria, empresa júnior de química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), oferece no dia 22 de fevereiro, […]
O Laboratório de Cultura Digital (LabCD), projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com […]
A Companhia de Teatro da UFPR receberá inscrições para a seleção do Elenco 2025 até o dia 7 […]