O projeto “Sextas na pós, conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), abre uma nova rodada temática de debates. Com o tema “Compreensão da leitura: a influência de diferentes fatores”, o evento busca fazer uma abordagem no âmbito de processos psicológicos em contextos educacionais. A transmissão do debate ocorre nesta sexta-feira (12), das 16h às 18h, pelo Youtube.
O evento terá como eixos centrais do debate os seguintes pontos: os componentes e procedimentos para avaliar e favorecer a fluência na leitura, trabalho de Simone Aparecida Conerado; fatores emocionais que afetam a compreensão de textos, com foco na empatia em textos narrativos, acompanhada da autora da pesquisa, Sarah Aline Roza; e a importância de tratar o texto como objeto de análise e reflexão, tendo em vista a influência dos fatores metatextuais na compreensão leitora, que foi tema da pesquisadora Magaly Quintana Pouzo Minate. O debate será orientado pelas professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação Sandra Regina Kirchner Guimarães e Verônica Branco.
A duração prevista para o evento é de duas horas. Haverá certificação para aqueles que participarem de forma síncrona do debate.
Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Bruna Soares
Coordenador da pós em informática, Roberto Pereira foi escolhido pela relevante contribuição à comunidade brasileira de pesquisa sobre Interação Humano-Computador.
O 7º Pitch Day UFPR já tem data marcada! O evento, que reúne projetos e soluções em empreendedorismo […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento da servidora aposentada Altamira de Souza […]
A 14ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (Fecitec), realizada pelo Setor Palotina da Universidade […]