Imagem Padrão

Programa da UFPR prepara estudantes do ensino básico para competições matemáticas; inscrições até 28/2

22 fevereiro, 2021
11:11
Por
Ensino e Educação

Estudantes do ensino básico de todo o Paraná podem se inscrever, até o dia 28 de fevereiro, para a edição 2021 do Polo de Treinamento Intensivo/Programa de Formação em Matemática Olímpica, que oferece treinamento para as Olimpíadas de Matemática. A prova de seleção será aplicada remotamente às 9h do dia 6 de março.

A iniciativa é ofertada gratuitamente, desde 2016, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O programa POTI/TOPMAT prepara os estudantes para competições como as Olimpíadas Brasileira e Paranaense de Matemática. Neste ano, o curso terá formato online devido à pandemia.

O programa é voltado para alunos do Fundamental II (sexto ao nono ano) e Ensino Médio, de escolas públicas ou particulares. Os estudantes participam de aulas dinâmicas e são desafiados com problemas matemáticos curiosos e divertidos. Também há atividades extras, como seminários, gincanas e jogos matemáticos – em 2020, por exemplo, os alunos percorreram uma ilha virtual, com desafios e problemas lógicos durante uma “Caça ao Tesouro”.

A prova de seleção será composta exclusivamente de questões de matemática.

Para conhecer mais sobre o programa e fazer a inscrição, acesse aqui.

Aulas presenciais do POTI realizadas no início de 2020. Imagem: POTI/TOPMAT

 

Turma de 2020

Alunos que foram selecionados para a turma de 2020 do POTI/TOPMAT têm vaga direta para a turma de 2021, sem precisar passar pela prova de seleção. É necessário confirmar o interesse pela vaga até o dia 28 de fevereiro.

A confirmação é feita conforme procedimento esclarecido em e-mail enviado aos alunos aprovados para a turma de 2020. Mais informações podem ser solicitadas pelo contato poti.ufpr@gmail.com

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.