O projeto Fibra (Física Brincando e Aprendendo), do departamento de Física da UFPR, fez uma sessão especial de apresentação de planetários para deficientes visuais nesta quinta-feira (13). As apresentações ocorreram na Biblioteca Pública do Paraná, que, por meio da Seção Braille, realizou o evento em conjunto com o Fibra.
As sessões para cegos envolvem uma série de materiais em relevo e braile para facilitar a percepção dos participantes, além dos elementos habituais de um planetário. “Isso é muito importante. Afinal, eles também têm interesse e curiosidade em saber como é”, diz a técnica do projeto. Ela ainda ressalta que esse tipo de apresentação direcionada é algo inovador, pouco realizado aqui no Brasil.
Física Brincando e Aprendendo
O projeto surgiu em 1998 com a ideia de divulgar a ciência para alunos do ensino fundamental e médio da rede pública. Desde então, tem chamado a atenção de muitas pessoas; cerca de 8 mil alunos visitam o Fibra anualmente e o projeto é, também, um dos mais visitados na Feira de Profissões.
Texto por Kaleb Ferreira
UFPR produz série de reportagens em que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de soberania […]
No auge da pandemia de Covid-19, o pesquisador moçambicano abraçou oportunidades no Brasil para desenvolver estudo premiado com […]
Por Setor de Tecnologia A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da […]
Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da […]