Acompanhar pessoas com traumatismo crânio-encefálico e facilitar seu retorno ou ingresso no mercado de trabalho, além de proporcionar a melhoria nas atividades sociais e estudar melhor todo este processo. Este é o objetivo de um projeto de extensão e pesquisa que vem sendo desenvolvido pelo Laboratório de Neuropsicologia da Universidade Federal do Paraná.
Gratuitamente são oferecidos serviços de apoio pessoal e familiar, avaliação neuropsicológica, reabilitação cognitiva e atividades de treinamento para a reintegração social. Podem participar pessoas com TCE que estejam trabalhando ou não, bem como seus familiares.
O TCE – traumatismo crânio-encefálico é uma lesão causada por acidentes de carro, quedas e colisões com objetos que causa problemas de memória, atenção e organização dificultando a realização de algumas das atividades da vida diária.
A inserção no mercado de trabalho é considerada um dos principais indicadores de um processo de reabilitação bem sucedido. Diversas são as variáveis que contribuem para a (re) inserção de pessoas com TCE no mercado de trabalho: nível de comprometimento neuropsicológico, tipos de serviços de reabilitação recebidos e rede social de apoio. Atualmente são poucos os serviços existentes especializados para auxiliar a pessoa com traumatismo crânio-encefálico e sua família.
Os interessados em participar do projeto da UFPR devem ligar para o Laboratório de Neuropsicologia para agendar entrevista. O telefone é o (41) 3310-2676 e as vagas são limitadas. O Laboratório fica na Praça Santos Andrade, 50, Prédio Central, 1º andar, sala 106.
Fonte: Vivian de Albuquerque
Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]