Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programação científica da 75ª Reunião Anual da SBPC terá mais de 220 atividades

Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento será realizado de 23 a 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Programação traz nomes importantes do meio científico e acadêmico para participar de conferências, mesas-redondas e sessões especiais.

Mais de 220 atividades compõem a programação científica da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com nomes importantes do cenário científico, acadêmico e político. Desse total, 131 debates serão presenciais e 93 virtuais. O evento, que será realizado de 23 a 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, terá como tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. 

O evento contará com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, da diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello, e do pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Carlos Alexandre Wuensche de Souza, entre os conferencistas.

Nas sessões especiais, o público terá a chance de assistir a debates com Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ricardo, Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

Para as discussões sobre o meio ambiente, a SBPC levará à RA cientistas renomados, como Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da SBPC, Luciana Gomes Barbosa, professora do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais (DFCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do GT Meio Ambiente da SBPC, Carlos Alfredo Joly, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador da Plataforma Brasileira de Biodiversidades e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), e o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, Carlos Afonso Nobre.

Os debates sobre os povos originários também contarão com a participação de especialistas de peso, como Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e Gersem José dos Santos Luciano Baniwa, professor adjunto e associado no Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Confira neste link a programação científica preliminar.

Maior evento científico da América Latina

Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil e que, ininterruptamente, realiza desde 1949 sua Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é levada a um estado brasileiro, prioritariamente em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Para mais informações: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Com informações do Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Sugestões

Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...
Evento Saúde Mental e Trabalho: diretrizes para a construção de uma política pública
Nos dias 13 e  14 de junho foi realizado o Evento Saúde Mental e Trabalho: diretrizes para a construção...
Projeto de Extensão do Curso de Medicina da UFPR realiza cirurgias em Guaraqueçaba
O projeto conhecido como Cirurgilhas visa proporcionar acesso a cirurgias ambulatoriais para a população...
UFPR participa da 2ª Jornada da Natureza no estado do Paraná
Entre os dias 3 e 7 de junho aconteceu em diversos locais do estado do Paraná a 2ª Jornada da Natureza....