UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa ITCP participa de Seminário na Argentina

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) participou, no início deste mês, do Seminário do Comitê de Processos Cooperativos e Associativos da Associação das Universidades do Grupo Montevideo (PROCOAS). O evento, que reuniu 15 instituições da América Latina ocorreu entre os dias 6 e 9 de setembro, na Universidad Nacional del Litoral, em Entre Ríos, Argentina.

O PROCOAS é um espaço interdisciplinar e coletivo, que busca incentivar e promover processos relacionados a programas que integrem o tripé ensino-pesquisa-extensão. As Pró-reitorias de Extensão e Cultura (PROEC) e de Assuntos Estudantis (PRAE) apoiaram a participação presencial no encontro.

As estudantes Maria Guimarães (Jornalismo), Stefany Oliveira (Design Gráfico), Emily Franco (Zootecnia), Allana Martins (Psicologia), Jessica Viana (Engenharia da Computação), Vitória Porto (Ciências Econômicas), Amanda Sanches (Agronomia) e Maria Júlia Denega (Comunicação Institucional) e a atual coordenadora da ITCP, Maria Rita Taques Michalski, foram autoras e coautoras de cinco artigos aprovados. A ITCP também esteve no comitê científico e na organização do evento.

Os trabalhos trouxeram relatos sobre algumas iniciativas que são coordenadas pela ITCP: a Rede de Mulheres Empreendedoras e Líderes (MEL), que atualmente estimula a reintegração de mulheres egressas do sistema penitenciário; os impactos socioambientais de uma cooperativa agroecológica apoiada pela ITCP; o processo de educação popular desenvolvido pela incubadora, que privilegia a construção do conhecimento por meio da educação popular; o projeto Economia Solidária e Desenvolvimento para Estrangeiros, que promove condições para que estudantes estrangeiros consolidem sua inclusão na sociedade brasileira; e a criação e o fortalecimento de diversas cooperativas populares em Curitiba e Região Metropolitana.

As estudantes relatam que o compartilhamento dos conhecimentos foi enriquecedor para suas formações. “São os projetos extensionistas que formam o diferencial da universidade, que formam profissionais riquíssimos de conhecimento e experiências”, relata Stefany. “Inclusive, a presença das estudantes extensionistas da UFPR foi entendida como um passo importante para o evento. Os realizadores pretendem incentivar nos próximos: a participação dos alunos ligados à extensão”, completa Vitória.

A ITCP-UFPR é um programa de extensão que promove a economia solidária por meio do apoio ao desenvolvimento de cooperativas populares. Fundada em 1998, a incubadora busca fomentar a geração de trabalho e renda, a inclusão social e a sustentabilidade econômica por meio da incubação e assessoria técnica de empreendimentos coletivo, sendo um espaço de pesquisa e extensão universitária voltado para a economia solidária, buscando integrar a academia com as demandas e realidades dos empreendimentos populares.

Imagem do encontro. Créditos: Equipe ITCP.

Por PROEC UFPR.

Sugestões

Licenciandas da UFPR apresentam trabalhos premiados no IX Encontro Nacional de Licenciaturas
Duas estudantes de licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentaram seus trabalhos...
Editora UFPR publica quinta edição da Tinteiro; veja como acessar
Revista é lançada desde 2018 com o objetivo de disseminar as produções literárias e científicas regionais A...
Prograd desenvolve relatório e apresenta novas funcionalidades do Programa de Orientação Acadêmica
Durante as ações de suporte voltadas aos Programas de Orientação Acadêmica (POA) dos cursos de graduação,...
UFPR comemora 111 anos com cerimônia pública, em 14/12
Os 111 anos da Universidade Federal do Paraná serão comemorados em uma sessão pública do Conselho Universitário...