Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa de Pós-Graduação em Fisiologia discute avanços em evento anual

Criado em 2013, o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da UFPR ainda não teve defesa de teses, mas isso não quer dizer que os pesquisadores não passem por avaliações. No último dia 14 de março aconteceu o II Evento Anual do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia, previsto no regimento interno do curso para acompanhamento dos projetos de teses e maior integração do programa junto à comunidade do setor de Ciências Biológicas.

A coordenação do programa estima que cerca de 80 pessoas participaram da mesa de discussão e das apresentações de pôsteres. “[Este evento] aumenta a visibilidade do programa na comunidade interna, promove a integração da pós-graduação com a graduação. A comunidade passa a ter conhecimento dos trabalhos desenvolvidos no programa de pós-graduação”, explica a coordenadora, Carolina Arruda de Oliveira Freire.

Além dos estudantes da pós, alunos de graduação também participaram da programação, em especial aqueles que já estagiam nos laboratórios dos docentes do programa.

A abertura do evento contou com uma mesa-redonda com a coordenadora e o professor Silvio Zanata, falando sobre o histórico e o quadro atual do programa, apresentando a produção colativa e as perspectivas de avaliação pela Capes. “O professor Zanata apresentou aspectos da avaliação pela área Biológicas II, na qual nos inserimos na capes, e provocou atitude mais pró-ativa dos alunos, dentro do quadro atual econômico e político do país, em que as oportunidades de inserção no mercado de trabalho como docente/pesquisador de instituições públicas de ensino superior são cada vez mais difíceis e raras”, conta Freire.

“Um viés do nosso programa que fizemos questão de salientar, muito rico e positivo, é a grande diversidade de áreas de atuação dos nossos docentes, de fisiologia básica e aplicada em medicina, neurofisiologia, reprodução e toxicologia, fisioterapia, a cultivo de animais aquáticos, ou nutrição de frangos, para citar algumas das linhas”, relata. Outro aspecto destacado foi a importância de pensar criativamente sobre a pesquisa de base, voltada também para resolver problemas da sociedade. “Temos ótimo potencial para isso”, afirma a pesquisadora.

O programa

O Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da UFPR começou dentro do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, com a criação, em 2001, da área de concentração em Fisiologia. Em 2013, no entanto, o corpo docente conseguiu colocar em funcionamento o programa independente, o primeiro do gênero no estado do Paraná. O mestrado e o doutorado em Fisiologia na UFPR conta com cinco linhas de pesquisa: Fisiologia das Células Excitáveis, Neurobiologia, Fisiologia Renal, Fisiologia Endócrina e do Metabolismo e Fisiologia Animal Comparativa e dos Animais Domésticos.

Secretaria do programa: 3361-1588

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...