Imagem Padrão

Professores e técnicos participam de reunião sobre progressões acumuladas e editais de afastamento no Setor Litoral

09 dezembro, 2019
17:00
Por
UFPR

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPR reuniu-se com professores do Centro de Estudos do Mar e do Setor Litoral, servidores técnico-administrativos e representantes da APUFPR para esclarecer dúvidas sobre as progressões acumuladas e editais de afastamento. O encontro foi transmitido ao vivo pela UFPR TV.

Assessor Thiago Breus e pró-reitor Douglas Hamermuller esclareceram as dúvidas de docentes e técnicos.

O pró-reitor Douglas Ortiz Hamermuller e o assessor do gabinete e docente, Thiago Breus, apresentaram todo o histórico do processo de reconhecimento de direito dos docentes a progressões/promoções acumuladas até a situação atual. Hamermuller esclareceu que a UFPR aguarda o parecer de força executória para implantação da decisão no sistema, já que, sem o documento, a Progepe não consegue conceder o pagamento via módulo de decisão judicial.

O assessor Thiago Breus apontou que apesar de o TRF4 ter acolhido o recurso da APUFPR sobre a progressão a favor dos professores, ainda não há efeito imediato e que a Procuradoria Federal de Porto Alegre ingressou com embargos de declaração para esclarecer dúvidas. “Assim que esclarecido, há possibilidade de execução na UFPR, salvo medida de urgência que venha a impedir isso. Dependemos do encaminhamento do processo, que ainda não transitou em julgado. O importante é que a APUFPR obteve êxito até aqui”.

Após a fala inicial, os docentes tiraram dúvidas sobre o processo.

Leia a notícia no Portal da UFPR aqui

Editais de afastamento

Outro tema debatido durante a reunião foi o novo Decreto nº 9.991/2019, em vigor desde o dia 6 de setembro de 2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas e regulamenta licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento de pessoas. O pró-reitor Douglas explicou que o decreto impôs o cadastro do Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFPR para o ano de 2020, no prazo de um mês, e ampliou o conceito de capacitação para todas as ações de desenvolvimento.

Nos dias 21 e 22 de novembro, os pró-reitores das universidades federais estiveram reunidas em Brasília com representantes do Ministério da Economia, colocando ponderações sobre o decreto, referente a prazos, limites e, principalmente, pela não previsão de afastamentos parciais.

Além de esclarecer dúvidas de docentes e técnicos, Hamermuller afirmou que “os editais são requisitos meramente classificatórios impostos pelo decreto. Entretanto o processo de afastamento é disciplinado por resoluções internas da UFPR. Adotamos a previsão de vagas e, inclusive, o procedimento de lista de espera”.

Há previsão de quantitativo geral para a universidade, segundo Douglas, e distribuição proporcional entre os campi. “Nosso entendimento é de que, existindo lugares com maior demanda e outros com menos, poderemos equilibrar as autorizações de afastamento, desde que não prejudique o andamento interno daquela unidade que teve maior procura em determinado período”.

Assista ao vídeo de transmissão da reunião neste link.

Sugestões

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]

10 julho, 2025

A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]

10 julho, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]