Imagem Padrão

Professores do Setor Palotina produzem máscaras para equipes de saúde da região

14 abril, 2020
13:16
Por
Ciência e Tecnologia

Vários laboratórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão mobilizados para a produção de máscaras, com intuito de destinar o material aos profissionais de saúde que combatem a Covid-19.

Os professores Luciano Caetano de Oliveira e Adriana Ferla de Oliveira, do Departamento de Engenharias e Exatas do Setor Palotina da UFPR, são os responsáveis pela produção do equipamento de proteção na região. As máscaras são destinadas aos profissionais do Setor, à Secretaria de Saúde de Palotina e aos residentes de medicina do Campus Toledo. Até o momento, 40 unidades já foram produzidas para os estudantes.

Produção de máscaras na impressora 3D para a região de Palotina e Toledo. Fotos – arquivo pessoal 

 

O docente explica ainda que a impressora disponível produz duas tiaras por vez, em um processo que leva duas horas e meia a três horas. Assim, com o manuseio de um profissional qualificado, é possível fazer até 16 máscaras por dia.

De acordo com Luciano, a matéria prima e os recursos utilizados para a confecção do material foram com fontes próprias e doações feitas por instituições externas.  “Nesse momento de dificuldade, deixamos de lado as ideologias, opiniões e nos juntamos para pensar em quem está trabalhando na linha de frente, enquanto estamos na quarentena”, destaca.

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus

Sugestões

29 dezembro, 2025

Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]