Pela segunda vez nesse ano os laboratórios do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Paraná foram abertos a professores de Biologia de nível médio de escolas públicas e privadas de Curitiba e municípios da Região Metropolitana. Durante uma semana 25 professores participaram do curso de Biologia Molecular e Genômica que tem a proposta de democratizar a ciência, incentivando os professores a ministrar aulas mais criativas e que possam estimular o gosto dos jovens pela pesquisa na área de ciência.
Segundo o professor Emanuel Maltempi de Souza, um dos coordenadores do curso, de nada adianta as universidades terem seus pós-doutores apenas dentro das instituições”. É necessário sair e repassar esses conhecimentos”. O primeiro curso voltado a professores do ensino médio foi em janeiro e em ambos houve fila de espera. Nesta etapa, com aulas de 4 a 8 de julho, houve 100 inscrições para 25 vagas. Como as aulas práticas são realizadas nos laboratórios, não há espaço para mais pessoas, explica o coordenador. Diante da procura o critério estabelecido foi a ordem de inscrição. Para esse ano não estão previstos novos encontros como esse que acaba de ser realizado, mas são feitas visitas em escolas.
BANCO DE DADOS
Depois de participarem de palestras sobre genoma, processos de duplicação e preparo do DNA, biotecnologia, biologia molecular, aplicação da bioinformática no estudo dos genomas, entre outros assuntos, os professores foram participaram de uma atividade prática que tratou da identificação de uma proteína a partir a partir da sequência do gene e a determinação da filogenia a partir de genomas bacterianos. “Temos a possibilidade de trazer o abstrato para o concreto”, explicou o professor Luiz Fernando Gonzaga do Colégio Marista, que viu no curso a possibilidade de utilizar novas ferramentas em sala de aula e aumentar a curiosidade dos seus 280 alunos.
Animada com as novas perspectivas do segundo semestre, também estava a professora Rosicler de Oliveira de Toledo que ministra aulas para 500 alunos na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, em Pinhais. Explicou que os conteúdos da semana de curso vão enriquecer muito as próximas aulas, já que não tinha ideia da importância do DNA e das proteínas na nossa vida. “São informações que vou trabalhar em sala com meus alunos”.
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