Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professoras da UFPR participam do grupo ganhador do Lush Prize 2018 

Troféus Lush Prize (foto divulgação)

No Brasil, grandes avanços aconteceram nos últimos anos com a proibição do uso de animais em aulas práticas e com o desenvolvimento de métodos substitutivos ao uso de animais vivos em salas de aula. Para articular e promover esses avanços, a Rede Nacional de Educação Humanitária (RedEH), projeto do Instituto 1R, reúne professores e pesquisadores que trabalham para a substituição de práticas com animais em atividades de ensino e treinamento.

O Lush Prize, criado a partir da parceria da Lush Cosmetics com a Ethical Consumer Research Association, é o maior fundo de premiação no setor de testes toxicológicos em animais. Desde sua primeira edição, em 2012, o prêmio já investiu £1.8 milhão em projetos que visam alternativas ao uso de animais para fins científicos e didáticos.

Nesse ano, a RedEH foi a ganhadora do Lush Prize 2018 na categoria Lobbying pela ação junto ao Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), orquestrada pelo Dr. Rober Bachinski. As ações contribuíram para a aprovação de normativa que proibirá o uso prejudicial de animais para o ensino superior em aulas demonstrativas e cognitivas a partir de 2019.

As professoras Simone Tostes e Rita Garcia, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR, fazem parte da RedEH premiada. A professora Simone desenvolve modelos substitutivos ao uso de animais no ensino e a professora Rita representou as Sociedades de Proteção Animal brasileiras no CONCEA no período de 2014 a 2018.

Sugestões

Professor da UFPR é homenageado com a maior honraria da Sociedade Brasileira de Química
O professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Aldo Jose Gorgatti Zarbin,...
CHC-UFPR tem projeto aprovado em Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação no Paraná
O projeto tem por finalidade a estruturação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do CHC-UFPR Em...
UFPR em Jandaia do Sul recebe sua primeira carta-patente por produto redutor de defensivos agrícolas em superfícies de frutas
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul conquistaram um marco...
Eventos climáticos extremos, sono e intolerância são temas de palestras de cientistas em bares de Curitiba nesta semana
Maior festival de divulgação científica do mundo, Pint of Science é aberto ao público e tem mais uma...