Imagem Padrão

Professora Rosana Vasques, do Departamento de Design, está entre as vencedoras do Prêmio Internacional Objeto:Brasil

18 maio, 2016
11:58
Por mauro1
Ciência e Tecnologia

 

13119811_504902259715630_6555286433682791400_o

A tese da professora está exposta no MON. Imagem: Divulgação/Facebook Prêmio Objeto Brasil

Na próxima segunda-feira, dia 23, a professora Rosana Vasques, do Departamento de Design da UFPR, receberá, em São Paulo, o Prêmio Internacional Objeto:Brasil na categoria Design & Educação por sua tese de doutorado, “Design, Posse e Uso Compartilhado: reflexões e práticas”. Defendida em 2015 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), a tese “visou identificar aspectos que influenciam a adoção ou rejeição de práticas de uso compartilhado, bem como a questão do design de produtos e serviços voltados à Economia do Compartilhamento (Sharing Economy)”, explica a docente.

Promovido pela Associação Objeto Brasil – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) direcionada para a promoção do Design brasileiro no Brasil e no exterior, o prêmio tem como objetivo chancelar a importância e representatividade da produção mundial de Design, e também a amplitude da produção brasileira de Design, no Brasil e no exterior, no cenário da Economia Criativa.

“Por ser um estudo horizontal, faço uma analogia com uma fotografia panorâmica que visa a compreensão do fenômeno do compartilhamento e sua relação com a posse”, conta a professora. Esta analogia é construída por meio de três vertentes: práticas espontâneas (compartilhamento entre pessoas); práticas mediadas por serviços (empresas que ofertam serviços de compartilhamento de produtos); e a discussão com especialistas sobre barreiras e facilitadores da adoção destas práticas.

A tese foi conduzida sob orientação da professora Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, da FAU/USP, e coorientação do professor Mikko Koria, da Aalto University, Finlândia. O projeto gráfico é de Juliana Bach e a capa e os infográficos de Gustavo Ritta.

Exposição no MON

Até o dia 17 de julho, o Museu Oscar Niemeyer recebe a exposição “Prêmio Objeto: Brasil”, uma mostra composta pelos trabalhos finalistas da edição deste ano da premiação. A curadoria da mostra é da diretora executiva da Associação Objeto Brasil, Joice Joppert Leal. Além da pesquisa de Vasques, quatro produtos de ex-alunos do Departamento de Design da UFPR também foram contemplados: três desenvolvidos pela empresa Dangelo DI, de Rodrigo Dangelo, formado em 2006; e um modelo de aparência produzido para o trabalho de conclusão de curso de Letícia Gonçalves, formada em 2015.

A abertura da exposição, no final de abril, trouxe o seminário Mercado & Marketing: O Design como Solução, que tratou da criação do mercado de trabalho para designers e do impacto do investimento em design por empresários. Segundo a professora, o seminário discutiu a relevância do design na promoção e aumento de vendas das empresas e o fenômeno da desindustrialização dos grandes centros urbanos brasileiros.

Sugestões

18 junho, 2025

Relações sociais e familiares do escritor são tema de estudo do professor Ricardo Costa de Oliveira, do Departamento […]

18 junho, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, de 17 a 24 de junho, inscrições para o processo seletivo […]

18 junho, 2025

A partir de junho, iniciativa do governo federal vinculada a projeto de extensão da UFPR começa as aulas […]

18 junho, 2025

Com informações do MAE-UFPR O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) apresenta a exposição “Terra em […]