Professora Márcia Mendonça é a primeira Reitora da UFPR

No entanto, em 19 de novembro foi nomeada por Decreto Presidencial para assumir oficialmente a Reitoria da Universidade Federal do Paraná como Reitora.

O Diário Oficial da União do dia 19 de novembro traz em sua Seção 2, a nomeação da professora Márcia Helena Mendonça como Reitora ‘pro tempore’ da UFPR, desde o dia 04 de junho de 2008.

Assim, nesses seis meses de gestão como Reitora ‘pro tempore’, a professora Márcia é oficialmente a primeira mulher a exercer o cargo máximo da instituição em seus 95 anos de história e também o primeiro docente do Setor de Ciências Biológicas a assumir o cargo de Reitor da UFPR. Nesses meses frente à Reitoria, a professora Márcia Helena Mendonça tem enfrentado um período bastante atípico diante da Administração Superior. Suas decisões conduzem os processos administrativos em um momento de importantes mudanças, como a adesão da Universidade ao programa federal REUNI, as discussões sobre as fundações de apoio e as determinações de órgãos controladores externos – como Tribunal de Contas da União e Ministério Público – em temas essenciais para a instituição, como o processo seletivo.

Sua carreira docente no Setor de Ciências Biológicas bem como sua longa trajetória administrativa, permitem-lhe uma visão humanizada, que a tem acompanhado nesses meses perante à Reitoria da UFPR.

O ato de designação foi assinado pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Reitora Professora Márcia Helena Mendonça
Foto: Foto cedida por Originale Formaturas