Professora Christiane Gioppo (à esquerda) em reunião com docentes da aldeia Cachoeirinha - Miranda - Mato Grosso do Sul
O Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR 262 – Faço parte deste caminho” realizado pela UFPR, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI-UFPR) iniciou o projeto de um livro bilíngue, em português e na língua indígena terena, na Região do Mato Grosso do Sul. O livro terá histórias relacionadas às questões ambientais locais, além de lendas contadas pelos idosos das aldeias terenas dos municípios de Aquidauana, Anastácio e Miranda.
O livro deverá reunir algumas lições ambientais dos terenas que serão usadas para o desenvolvimento de atividades de escrita e leitura para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
O objetivo do projeto é auxiliar na formalização da língua terena escrita, além de constituir material complementar para o aprendizado da leitura e escrita das línguas portuguesa e terena. Na UFPR, a professora Christiane Gioppo do Setor de Educação é responsável pela organização do livro.
O trabalho contará também com a participação da professora Onilda Sanches Nincão, coordenadora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal”, da UFMS e de outros docentes desta instituição. O projeto terá ainda a participação de professores das aldeias de Lagoinha, Ipegue, Limão-Verde e Bananal. O lançamento do projeto está previsto para o dia 30 de maio, durante os “Jogos dos Povos Indígenas”. A previsão é de que a obra esteja concluída no final deste ano.
Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]
Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]