Professora da UFPR é destaque na Conferência Pan-Americana de Meteorologia 2024

26 agosto, 2024
17:25
Por Bruna Soares
677 Visualizações
Ciência e Tecnologia

A professora Alice Grimm, do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu o prêmio Alberto Setzer como Pesquisadora Destaque na Conferência Pan-Americana de Meteorologia (CPAM), realizada de 19 a 23 de agosto no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (CDI-USP), em São Paulo. Este prêmio é uma homenagem ao renomado cientista Alberto Setzer, que faleceu em 2023, conhecido por seu trabalho em monitoramento de queimadas e pesquisa atmosférica no INPE.

A conferência, que contou com a colaboração da Associação Catarinense de Meteorologia (ACMet) e a participação da comunidade de meteorologia do Brasil, também abrigou a segunda edição do Simpósio em Clima, Água, Energia e Alimentos (II SIMCLEA). 

Durante o evento, que teve como tema principal “Mudanças Climáticas: Passado, Presente e Futuro”, Alice Grimm teve a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos em diversas sessões. No dia 19, na solenidade de abertura, recebeu o prêmio das mãos de dois de seus ex-alunos, Edmilson Dias de Freitas e Simone Ferraz. No dia 20, apresentou uma palestra sobre a variabilidade e desafios de previsão do Monção Sul-Americano e, no dia 21, mostrou um trabalho sobre a distribuição estatística para determinar extremos de precipitação em bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional.

Entrega do prêmio pelo professor Edmilson Dias de Freitas (USP) e professora Simone Ferraz (UFSM), ambos ex-alunos orientados da professora Alice Grimm. Foto: Acervo pessoal

“Neste congresso foi uma grande alegria receber o prêmio de dois ex-alunos orientados do Curso de Física da UFPR e encontrar pelo menos sete ex-alunos orientados da UFPR, entre os muitos que orientei da Iniciação Científica a Pós-Graduação, e que vieram falar comigo”, pontua a professora professora Alice Grimm

Alice Grimm, graduada em Física e Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, tem uma carreira notável em Meteorologia, com doutorado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Sua pesquisa, iniciada com a influência das enchentes de El Niño em Santa Catarina, foi premiada e estabeleceu sua reputação no campo. Ela é uma referência em Ciências Atmosféricas e tem contribuído significativamente para a pesquisa em variações e mudanças climáticas, além de interações tropicais e extratropicais.

Alice expressou sua honra ao receber o prêmio Alberto Setzer, ressaltando a importância de homenagear um cientista que fez contribuições valiosas ao meio ambiente e à meteorologia. Ela também destacou o ambiente inclusivo do Departamento de Física da UFPR, onde começou sua trajetória acadêmica há quase 50 anos e espera que a pesquisa sobre mudanças climáticas continue a prosperar na universidade.

Apresentação da palestra convidada no CPAM 2024. Foto: Acervo pessoal

A professora, que tem profundo carinho pela UFPR, espera que a instituição continue a avançar na pesquisa em meteorologia e mudanças climáticas, fortalecendo os laços com a sociedade e enfrentando os desafios impostos pelos desastres naturais e pelas oscilações climáticas.

Para mais informações sobre a CPAM 2024, visite o site oficial do evento.

Sugestões

06 novembro, 2024

Resultados preliminares do Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória (Laficar) da UFPR, ligado ao Departamento de Fisioterapia, mostram alto grau de dependência entre usuários.

05 novembro, 2024

Dois dos editores de “Insetos do Brasil”, professores da UFPR estimam que há mais espécies para serem descobertas do que as mapeadas até agora.

05 novembro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou nesta terça-feira (05) a relação de candidatos convocados para a segunda […]

05 novembro, 2024

A partir do dia 11 de novembro, a linha Intercampi Noturno começará a circular para atender os estudantes […]