A professora Alice Grimm, do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu o prêmio Alberto Setzer como Pesquisadora Destaque na Conferência Pan-Americana de Meteorologia (CPAM), realizada de 19 a 23 de agosto no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (CDI-USP), em São Paulo. Este prêmio é uma homenagem ao renomado cientista Alberto Setzer, que faleceu em 2023, conhecido por seu trabalho em monitoramento de queimadas e pesquisa atmosférica no INPE.
A conferência, que contou com a colaboração da Associação Catarinense de Meteorologia (ACMet) e a participação da comunidade de meteorologia do Brasil, também abrigou a segunda edição do Simpósio em Clima, Água, Energia e Alimentos (II SIMCLEA).
Durante o evento, que teve como tema principal “Mudanças Climáticas: Passado, Presente e Futuro”, Alice Grimm teve a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos em diversas sessões. No dia 19, na solenidade de abertura, recebeu o prêmio das mãos de dois de seus ex-alunos, Edmilson Dias de Freitas e Simone Ferraz. No dia 20, apresentou uma palestra sobre a variabilidade e desafios de previsão do Monção Sul-Americano e, no dia 21, mostrou um trabalho sobre a distribuição estatística para determinar extremos de precipitação em bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional.
“Neste congresso foi uma grande alegria receber o prêmio de dois ex-alunos orientados do Curso de Física da UFPR e encontrar pelo menos sete ex-alunos orientados da UFPR, entre os muitos que orientei da Iniciação Científica a Pós-Graduação, e que vieram falar comigo”, pontua a professora professora Alice Grimm
Alice Grimm, graduada em Física e Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, tem uma carreira notável em Meteorologia, com doutorado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Sua pesquisa, iniciada com a influência das enchentes de El Niño em Santa Catarina, foi premiada e estabeleceu sua reputação no campo. Ela é uma referência em Ciências Atmosféricas e tem contribuído significativamente para a pesquisa em variações e mudanças climáticas, além de interações tropicais e extratropicais.
Alice expressou sua honra ao receber o prêmio Alberto Setzer, ressaltando a importância de homenagear um cientista que fez contribuições valiosas ao meio ambiente e à meteorologia. Ela também destacou o ambiente inclusivo do Departamento de Física da UFPR, onde começou sua trajetória acadêmica há quase 50 anos e espera que a pesquisa sobre mudanças climáticas continue a prosperar na universidade.
A professora, que tem profundo carinho pela UFPR, espera que a instituição continue a avançar na pesquisa em meteorologia e mudanças climáticas, fortalecendo os laços com a sociedade e enfrentando os desafios impostos pelos desastres naturais e pelas oscilações climáticas.
Para mais informações sobre a CPAM 2024, visite o site oficial do evento.
Em edital com data desta terça-feira (22), a Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) publicou a lista de chapas […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF/UFPR) está com processos seletivos abertos por […]