Imagem: Divulgação/Marcelo Conrado
A partir do próximo dia 6 de julho, fotografias do professor Marcelo Conrado, do curso de Direito da UFPR, estarão expostas ao lado de trabalhos da artista Juliane Fuganti, professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), na Gallery 32, em Londres. A curadoria e o texto da exposição “Beyond The Image” são da crítica de arte e professora Maria José Justino, também professora da Embap.
Ainda que tenham optado pela fotografia, os dois artistas têm propostas diferentes.
Conrado investiga a noção de autoria na arte contemporânea. As imagens, propositalmente, não são feitas por ele. As fotografias são apropriadas de bancos de imagens e sobre elas o artista insere frases anônimas encontradas nos muros da paisagem urbana, retiradas do Instagram ou então transcreve provérbios anônimos. “A autoria, aqui, surge do deslocamento de imagens e textos sem autor”, explica o professor.
Fuganti, por outro lado, fotografa ecossistemas de manguezais no litoral sul do Brasil. Depois de visitar e escolher as paisagens a artista retorna ao seu atelier. Lá as imagens são transferidas para o papel por meio da fotogravura. Em seguida, a artista faz intervenções nas impressões com aquarela, afirmando seu domínio subjetivo, além de acentuar a não reprodutibilidade da obra.
Os artistas foram contemplados no edital do programa anual de exposições da Gallery 32, da Embaixada do Brasil em Londres, e a mostra é realizada com o apoio da Zilda Fraletti Galeria de Arte.
Com informações da organização.
Por Lívia Inácio (Aspec/Biológicas) O Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF) da Universidade Federal do Paraná […]
O número de inscritos no Vestibular 2026 da UFPR aumentou 7% em relação ao do vestibular anterior e […]
Universidade participa da ação solidária promovida pela Prefeitura de Curitiba; doações podem ser feitas nos campi da capital […]
A obra reúne registros fotográficos e audiovisuais produzidos por pesquisadores indígenas das aldeias Guarani Mbyá do litoral paranaense.