Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor do Setor de Ciências Agrárias da UFPR organiza simpósio internacional na Amazônia

Infecções do gado por helmintos continua a ser um grande problema em todo o mundo para a saúde animal devido ao seu impacto econômico, as perdas de produção e redução do bem-estar animal. Elas também representam um grande problema para a saúde humana. Entre os dias 5 e 10 de agosto, a 8ª Conferência de Métodos Inovadores para o Controle de Helmintos em Animais de Produção (8th Novel Approaches to the Control of Helminth Parasite of Livestock) discute o tema, buscando estimular conexões entre cientistas e especialistas dos serviços de extensão de países desenvolvidos, emergentes e países em desenvolvimento.

O professor Marcelo Beltrão Molento, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR, é o presidente da Comissão Organizadora do evento, que acontece em Belém, Pará, em paralelo ao XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. “Os convidados irão abordar temas como o uso de novas moléculas, vacinas, bactérias e fungos no controle parasitário, assim como novas estratégias de manejo animal para concretizar um modelo de criação sustentável e mais resiliente”, afirma Molento. “São esperados mais de 200 participantes entre estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia, pós-graduandos e pesquisadores de todo país”.

O tema desta edição é “Pesquisa, serviços de extensão e agricultura: a construção do diálogo” e a agenda inclui oradores convidados, mesas-redondas, sessões orais e de pôsteres, contando com palestrantes do México, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, França, Cuba e Austrália, e de diversas instituições brasileiras.

“Vamos mostrar vários trabalhos do Laboratório de Doenças Parasitárias na área de fitoterapia para combater larvas de moscas e vermes, assim como o desenvolvimento de ferramentas de genômica para identificar marcadores que indiquem animais mais tolerantes aos parasitos”, conta o professor.

O programa inclui uma viagem técnica de campo a Ilha de Marajó, a maior ilha fluvial do mundo, localizada na foz do rio Amazonas. A viagem de campo é uma tradição da conferência e promove uma experiência cultural e científica.

Mais informações estão disponíveis no site do evento, clicando aqui.

 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...