Imagem Padrão

Professor do Decom é o novo diretor-presidente do comitê gestor da Rede Brasileira de Mídia Cidadã

07 maio, 2015
14:32
Por
UFPR
O professor atualmente realiza pesquisa em uma universidade de Moçambique. Imagem: Divulgação/Facebook

O professor atualmente realiza pesquisa em uma universidade de Moçambique. Imagem: Divulgação/Facebook

O professor do Departamento de Comunicação Social da UFPR (Decom) Toni André Scharlau Vieira foi escolhido diretor-presidente da Rede Brasileira de Mídia Cidadã. A eleição ocorreu durante a X Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e a V Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã, realizadas na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, de 22 a 24 de abril, na cidade de Bauru, São Paulo.

As Conferências Brasileiras de Mídia Cidadã tiveram início em 2005, quando a primeira foi realizada, em São Bernardo do Campo, São Paulo, pela Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. O intuito, naquele momento, era o de esboçar um mapa do sistema brasileiro de mídia cidadã. Desde então, as reflexões têm como mote o princípio universal do direito à comunicação, já reconhecido mundialmente, mas que ainda não está assegurado devido a fatores políticos, econômicos e sociais.

A UFPR já sediou o evento em 2013, quando reuniu mais de 150 pesquisadores de várias regiões do Brasil e da América do Sul. Os demais membros da nova diretoria da Rede Brasileira de Mídia Cidadã são: Orlando de Carvalho Berti, da Universidade Estadual do Piauí (vice-diretor); Jane Aparecida Marques, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (secretária); e Maria Lúcia Becker, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (diretora científica e cultural).

A Conferência foi realizada na UFPR em 2013. Imagem: Divulgação/Facebook

A Conferência foi realizada na UFPR em 2013. Imagem: Divulgação/Facebook

Durante o evento, o professor Toni – que atualmente está desenvolvendo pesquisa na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e veio especialmente para a ocasião – apresentou o projeto de intercâmbio entre a UFPR e instituição moçambicana. Ele contextualizou a atual situação do país africano fazendo um parâmetro com a mídia cidadã, que acabou por gerar reflexões sobre a relação entre estudantes brasileiros e moçambicanos como uma forma de experimentar realidades diferentes.

O mandato da nova diretoria da Rede será de três anos. A próxima Conferência deve ser realizada no Espírito Santo.

Por Departamento de Comunicação Social

Sugestões

21 maio, 2025

Falas em mesas redondas destacaram a atuação dos movimentos sociais e dos coletivos de periferia para viabilizar manifestações […]

21 maio, 2025

De 22 de maio a 20 de junho, Curitiba recebe a exposição “Fanzine Ovo de Colombo”, que busca resgatar um momento histórico da mobilização estudantil paranaense.

21 maio, 2025

Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação UFPR Em 2025, a Lei nº 13.123/2015, conhecida como Lei da Biodiversidade, […]

21 maio, 2025

A Universidade Federal do Paraná realiza, de quinta (22) a domingo (25), a primeira edição do Universo UFPR […]