O Prêmio Odebrecht, um dos mais importantes da área de História no Brasil acaba de selecionar o projeto de um professor da UFPR. O pesquisador do curso de História, Memória e Imagem, Magnus Roberto de Melo Pereira e a historiadora, Ana Lúcia Rocha Barbalho da Cruz, foram os vencedores da 10ª edição do Prêmio com a proposta de pesquisa “O Conhecimento Científico do Mundo Português do Século XVIII”, estudo que será desenvolvido nos próximos dois anos no Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. Os resultados serão depois publicados em livro a ser editado pela Fundação Odebrecht.
De acordo com o professor da UFPR a ideia é estudar como a elite intelectual luso-brasileira foi responsável pelo desenvolvimento científico na segunda metade do século XVIII. A pesquisa se deterá nas áreas de astronomia e da cartografia buscando saber como isso reverberou também nas colônias portuguesas da África e da Ásia que começa a ser desenvolvida em 2014.
Segundo a Odebtrecht a premiação incentiva pesquisadores a mergulharem nos temas relacionados à história do Brasil, desde 2003 e neste ano recebeu 215 projetos de 20 estados. A cada ano, um projeto é escolhido e o autor contemplado com o apoio necessário para a realização da pesquisa e publicação de um livro de arte.
Para o professor Magnus, o prêmio, além de contribuir com a pesquisa histórica, contribui para o desenvolvimento e divulgação do curso de História, Memória e Imagem da UFPR, que se difere do curso tradicional de história. Ana Lúcia, a outra pesquisadora vencedora do Prêmio Odebrecht é bolsista do CNPq.
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]