Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR passa a presidir a Sociedade Brasileira de Química

foto: Camila Caetano
professor Aldo Zarbin. Foto: Camila Caetano

Pela segunda vez em 40 anos a UFPR tem um representante na Sociedade Brasileira de Química, entidade de reconhecimento internacional com quatro mil associados. O professor Aldo Zarbin, do Departamento de Química, assumiu na quinta-feira (02), em Goiânia, a presidência da Sociedade Brasileira de Química. Na vice-presidência assume a professora Marília Goulart, do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. O primeiro pesquisador da UFPR a presidir a entidade foi o professor Antônio Mangrich, da área de Química Inorgânica.

De acordo com o novo presidente, entre as metas para os próximos dois anos,está a ampliação do número de sócios, a manutenção do sistema nacional de tecnologia, o apoio a novos projetos de pesquisa e a ampliação das parcerias internacionais. A Sociedade Brasileira de Química tem acordos com sociedades de química de Inglaterra, Alemanha, França, entre outros países. Também edita quatro periódicos internacionais, entre os quais o conceituado Jornal off the Brazilian Chemical Society.

Caberá ao professor Aldo Zarbin coordenar o Congresso Mundial de Química, que será entre os dias 9 e 14 de julho de 2017, em São Paulo, o evento mais importante da entidade. São esperados seis mil pesquisadores, estudantes e professores de Química, de vários países, num evento em parceria com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

Aldo Zarbin, doutor em Química pela Unicamp, lidera na UFPR o grupo de pesquisas em Química de Materiais e atua na revisão e edição de revistas científicas na área. É também integrante do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanomateriais de Carbono. Na pesquisa, as principais linhas de estudos estão relacionadas à síntese e caracterização de materiais em escala nanométrica, como nanotubos, grafeno, nanopartículas metálicas, vidros porosos e polímeros condutores. Estuda a aplicação destes nanomateriais em sensores, dispositivos fotovoltaicos, baterias, capacitores e catalisadores. Para a UFPR, a eleição de um pesquisador da instituição a esse cargo de relevância na comunidade científica, representa um reconhecimento, destaca a coordenadora de pesquisas, Graciela Bolzon de Muniz.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...