Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisador da UFPR toma posse na Academia Brasileira de Ciências

Fábio Pedrosa
Professor Fábio Pedrosa

Reconhecido internacionalmente por suas pesquisas sobre fixação biológica de nitrogênio, Fábio de Oliveira Pedrosa, professor titular do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Paraná, toma posse nesta terça-feira (08/05) na Academia Brasileira de Ciências no Rio de janeiro. Foi eleito no final do ano passado em reconhecimento por seu trabalho na área de Ciências Biológicas.

O professor Fábio Pedrosa é o sétimo pesquisador do Paraná a integrar o seleto rol da Academia de Ciências. É engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, doutor (PhD) em Bioquímica pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos e pós-doutor pela Universidade de Sussex, na Inglaterra. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR, instituição onde atua há 42 anos. Pedrosa é pesquisador de Produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atualmente é coordenador geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Fixação Biológica de Nitrogênio e do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR.

Em sua carreira científica, coordenou os Programas Genoma e Proteoma da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná. Foi diretor nacional e binacional do Centro Brasileiro/Argentino de Biotecnologia e é membro titular e coordenador do Comitê Assessor BF do CNPq. Tem 136 trabalhos científicos publicados, orientou 15 Mestres e 15 Doutores em Bioquímica. Em 2002, foi vencedor do XVI Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Governo do Paraná.

A Academia Brasileira de Ciências foi fundada em 1916 e tem como missão reconhecer e estimular ─ por meio de rigoroso processo de seleção entre os pares ─ o ingresso em seus quadros dos mais importantes pesquisadores brasileiros que, pela liderança exercida no avanço das atividades científicas e tecnológicas do país, podem ser considerados os legítimos representantes da comunidade científica nacional.

Fonte: Enfoque/ACS

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...