Especialista em doenças infecciosas dos animais domésticos, o professor freqüentou especificamente o Department of Animals Sciences – Departamento de Ciências Animais e teve como orientador o professor Herbert Ockerman.
Segundo o professor Warth, suas atividades se concentraram na área de Saúde Animal focalizando a ‘West Nile Disease’ ou a ‘Doença do Oeste do Nilo’ – doença infecciosa que provoca encefalites em eqüinos e humanos nos Estados Unidos.
A “West Nile Disease” foi levada para a América do Norte acidentalmente por mosquitos infectados com o vírus, vindos em porões de navios cargueiros do continente africano, explicou o professor. ‘Ao sugarem o sangue de aves e mamíferos no continente americano transmitiram o vírus para esses animais dando início a um ciclo infeccioso que até hoje se mantém’ complementou. ‘Nesse caso os pássaros são portadores e os pernilongos os vetôres mecânicos’, destacou o veterinário.
‘A doença ainda não foi diagnosticada em nosso País. Uma das hipóteses levantadas é que as migrações de aves supostamente infectadas da América do Norte para a América do Sul não ocorram tão intensamente como acontece entre a África, Europa e Ásia. Resta então a possibilidade do vírus chegar no Brasil da mesma forma como ocorreu nos Estados Unidos e a exemplo do que já aconteceu com a Dengue que atualmente assola o País’, esclareceu o professor José Francisco.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Sônia Loyola
Inscrições de estudantes de graduação e pós da UFPR com experiência no esporte de preferência podem ser feitas […]
A Superintendência de Educação a Distância e Inovações Pedagógicas (SEaDIP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou edital […]
Aberto ao público, evento com Håvard Hoel, da Universidade de Oslo, traz atualizações sobre a ciência por trás […]
A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu seleção para o […]