“IBS Young Ambassador” é considerada uma das mais importantes premiações internacionais de apoio a jovens estatísticos
O professor Anderson Ara, do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenador do DataSci Labs e pesquisador do Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG), foi selecionado para receber o prêmio “IBS Young Ambassador”. A iniciativa, parceria entre o Instituto Internacional de Estatística (ISI – International Statistical Institute) e a Sociedade Internacional de Biometria (IBS – International Biometric Society), tem como objetivo apoiar jovens estatísticos de países emergentes.
A cerimônia de entrega ocorrerá durante o 65º Congresso Mundial de Estatística entre os dias 5 e 9 de outubro de 2025, em Haia, na Holanda.
O artigo assinado por Ara, em coautoria com Gabriel Felipe Ribeiro (UFPR), Mateus Maia (Glasgow University) e Alexandre Loch (USP), e reconhecido pelo comitê do evento tem o título: “Predicting general psychopathological symptoms using Random Machines with probability outputs” e trata de uma nova versão de um algoritmo aprendizado de máquina que pode ser aplicado para diagnosticar pacientes em estado mental de risco. “Esse método nós propusemos em 2022 e agora o que apresento é uma evolução para predição de sintomas psicopatológicos gerais”, explicou.
O prêmio levou em consideração não só esse artigo científico do professor, mas também toda sua trajetória como pesquisador, a filiação às sociedades científicas IBS e ISI, bem como ideias de promover interação positiva entre as entidades.
“Acredito que com esse reconhecimento muitas portas serão abertas para a internacionalização da carreira e inclusive para a relevância global do Departamento de Estatística da UFPR. Novos horizontes se abrem para o reconhecimento da Estatística e Ciência de Dados”, conclui.
Ainda no Congresso, Ara participará, a convite do ISI e da IBS, do minicurso “Generative AI in Statistical Research: Unlocking Practical Insights”, da sessão “IBS Young Ambassadors Session” e da “ISI & Associations Awards Ceremony”.
Além do trabalho do professor, a UFPR será representada por acadêmicos no 65º Congresso Mundial de Estatística. A equipe do curso de Estatística e Ciência de Dados formada por João Victor Gonçalves, Leonardo Sakai, Vitor Pignatari e Ana Beatriz da Silva Marques, também coordenada por Ara, concorre na competição internacional de pôsteres.
O trabalho, que usa vários tipos de visualização de dados, como gráfico de barras, diagrama de cordas e nuvem de palavras, ficou em segundo lugar na etapa nacional da competição, organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Escola Nacional de Ciência Estatísticas (ENCE) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Agora no Congresso Mundial de Estatística a oportunidade será de apresentar o trabalho a nível internacional.
Por Flavia Keretch, sob supervisão de Daniel Felipe O projeto de extensão “Se as paredes da UFPR falassem”, […]
Institutos funcionam como redes colaborativas de pesquisa que reúnem os maiores grupos de cientistas e pesquisadores em áreas […]
Foi divulgado o resultado final dos trabalhos que foram aprovados para apresentação na 16ª Semana Integrada de Ensino, […]
Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR aponta que a motivação para compartilhar notícias falsas perpassa […]