Professor da UFPR recebe prêmio  Internacional de Excelência em Endocrinologia da Endocrine Society

12 junho, 2024
16:46
Por Bruna Soares
UFPR

O professor titular do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cesar Luiz Boguszewski, recebeu no dia 01 de junho, o prêmio Excellence in Endocrinology Award 2024 da Endocrine Society (Sociedade de Endocrinologia, em tradução livre), durante o congresso anual da entidade em Boston, nos Estados Unidos. O pesquisador foi selecionado pelo Laureate Committee (Comissão de Laureados, em tradução livre) entre indicados de vários países.

Este prêmio é concedido a um endocrinologista que tenha feito contribuições excepcionais em áreas geográficas com menos recursos para pesquisa, educação, prática clínica ou administração em saúde hormonal e doenças endócrinas e metabólicas.

“O Excellence in Endocrinology Award outorgado pela Endocrine Society é um dos maiores reconhecimentos que poderia receber na minha vida profissional”, disse Boguszewski. 

Boguszewski comenta que a Endocrine Society é a maior e mais tradicional sociedade da sua especialidade, com 18 mil associados de 121 países e com mais de 100 anos de existência.

Professor Cesar Luiz Boguszewski, ao lado da sua família na premiação. Foto: Acervo pessoal

“Poder receber essa distinção dos meus pares e representar o nome da UFPR e da Endocrinologia brasileira, através da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, foi indubitavelmente um momento de imensa alegria e satisfação para mim”, afirma Boguszewski. 

Trajetória 

Boguszewski é Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da UFPR, Chefe do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Clínicas da UFPR (SEMPR), onde é responsável pela Unidade de Neuroendocrinologia e Diretor da Unidade de Neuroendocrinologia do Hospital Universitário. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) no mandato de 2021-2022 e hoje coordena o Comitê Internacional da SBEM. Boguszewski também atuou em vários comitês da Endocrine Society.

Atualmente é Editor-Chefe dos Archives of Endocrinology and Metabolism, revista oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Suas principais áreas de interesse são doenças hipofisárias, obesidade e regulação neuroendócrina do peso e composição corporal. Ele é autor de mais de 150 artigos de periódicos e capítulos de livros e co-editou um livro de medicina intitulado “Pituitária: a glândula mestra”.

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.