Professor da UFPR especialista na temática do hidrogênio renovável recebe menção honrosa na Alep 

26 setembro, 2023
09:03
Por Jéssica Tokarski
UFPR

Nesta segunda-feira (25), o coordenador do Laboratório de Materiais e Energias Renováveis (Labmater), do Setor Palotina, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e diretor técnico-científico da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), Helton José Alves, recebeu diploma de Menção Honrosa com “Votos de Congratulações pela contribuição inestimável ao estado do Paraná na pesquisa e construção da cadeia de hidrogênio renovável”. Na ocasião, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu uma audiência pública sobre a cadeia de produção do hidrogênio renovável no estado, na qual Alves palestrou. 

“O Brasil está entre os países mais competitivos para a produção de hidrogênio renovável no mundo. O diferencial brasileiro é ter potencial para grande expansão da energia eólica e fotovoltaica e a biomassa (residual) com grande volume gerado de forma contínua, disponível em todo o país com versatilidade para a obtenção de diversos produtos. No Paraná, a tecnologia de produção de hidrogênio a partir do biogás rural e seu uso em célula a combustível para a geração descentralizada de energia elétrica é um grande diferencial competitivo”, relatou o professor. 

A homenagem foi proposta pela segunda-secretária da Alep, deputada Maria Victoria, também autora da Lei nº 21.454/2023, que dispõe sobre parâmetros de incentivo ao uso de hidrogênio renovável no estado do Paraná. Além de debater sobre a regulamentação acerca da legislação, a audiência pública discutiu a respeito da instalação da Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável. 

Para Alves, receber a Menção Honrosa da Assembleia foi uma grande satisfação. “Temos um caminho importante pela frente com a regulamentação dessa lei, mas sabemos que o Paraná está dando passos importantes no compasso exigido pelo tema”, comentou. 

Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]