Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR é homenageado com a maior honraria da Sociedade Brasileira de Química

O professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Aldo Jose Gorgatti Zarbin, será agraciado com uma das maiores distinções na área da Química no Brasil: a Medalha Simão Mathias 2024, concedida pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

A honraria será entregue durante a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (47RASBQ), que acontece no período de 22 a 25 de maio de 2024, em Águas de Lindóia/SP. Zarbin também será o palestrante de abertura do evento, considerado o maior encontro de Química da América Latina

A medalha Simão Mathias 2024 será entregue ao professor Aldo Zarbin durante a sessão de homenagens da 47ª RASBQ.

Outorgada pela primeira vez em 1997, a medalha Simão Mathias foi instituída pela Diretoria e Conselho da SBQ para homenagear personalidades que se destacaram em suas contribuições para o desenvolvimento da Química no Brasil e por importantes contribuições à Sociedade Brasileira de Química.

Zarbin considera que é uma grande honra receber a homenagem. “Este reconhecimento me enche de orgulho. E ele não é só meu, mas de todos que estiveram ao meu lado nesta jornada: estudantes, colaboradores, família e minha instituição UFPR.”

Aldo Zarbin é professor titular do Departamento de Química da UFPR, onde lidera o Grupo de Química de Materiais (GQM). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Fellow da Royal Society of Chemistry (RSC), Zarbin recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, entregue pela Presidência da República do Brasil, em 2023. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Química (2016-2018), onde atuou também como Diretor da Divisão de Química de Materiais.

Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à síntese e caracterização de materiais em escala nanométrica (como nanotubos, grafeno e outras formas de carbono, nanocompósitos, nanopartículas metálicas, materiais 2D, polímeros condutores e análogos do azul da Prússia) em interfaces líquido/líquido, e estudo da aplicação destes nanomateriais em sensores, dispositivos fotovoltaicos, baterias, capacitores e catalisadores.

Sugestões

Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...
NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...
Simepar prevê inverno com pouca chuva, altas temperaturas e rápidas ondas de ar frio; saiba mais
Todo esse fenômeno será sob influência do fenômeno climático La Niña O inverno começa às 17h51 desta...
PPGTurismo UFPR recebe destaque no 18º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Evento realizado na UNIOESTE de Foz do Iguaçu reconheceu a UFPR com o maior número de aprovações entre...