Os coordenadores empossados, ao lado do reitor Ricardo Marcelo Fonseca (centro) e do pró-reitor Eduardo Barra: grandes desafios em 2017. Imagem: Samira Chami Neves.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPR empossou nesta quarta-feira (26) os coordenadores que responderão pelas nove áreas de atuação da unidade.
Os professores-doutores empossados são: coordenadora de Estudos e Políticas Inovadoras na Graduação, Laura Ceretta Moreira; coordenador de Políticas de Acesso e Permanência, Julio Gomes; coordenadora de Políticas de Ensino na Graduação, Maria Tereza Carneiro Soares; coordenadora de Políticas de Formação de Professores, Catarina Moro; e o coordenador Geral do Núcleo de Concurso, Mauro José Belli.
Foram empossados ainda os seguintes técnicos-administrativos: coordenadora de Políticas de Acompanhamento Acadêmico, Madlaine Célia Schreiber; coordenador de Políticas de Avaliação Institucional e Ensino, Cid do Espirito Santo Quintino; e o coordenador Geral de Estágios, Walter Dilay. A coordenadora de Integração e Políticas de Educação a Distância, professora-doutora Maria Josele Bucco Coelho, toma posse na próxima semana.
Competência e dedicação
O pró-reitor de Graduação, Eduardo Barra, destacou a “qualidade, dedicação e sabedoria” do grupo. Na sua avaliação, nenhuma unidade da UFPR se reflete tanto no cotidiano dos alunos quanto a Prograd, o que revela a importância dos empossados. Barra destacou ainda a relevância da unidade como apoiadora dos coordenadores dos cursos de graduação, seu papel de prestadora de serviços e a necessidade de o grupo sempre ouvir a comunidade acadêmica, de forma democrática. A UFPR tem 130 cursos de graduação e cerca de 28 mil alunos.
“Não teremos bons resultados na Prograd sem o retorno da comunidade”, comentou o pró-reitor, que também lançou um desafio para o grupo – a implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Prograd. “Vamos iniciar este processo na semana que vem. É um grande desafio que trago para vocês. O PDI tem que surgir da cabeça dos técnicos”, comentou.
União da comunidade acadêmica
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou a qualidade do grupo e esclareceu que a escolha dos nomes seguiu critério exclusivamente técnico. “O critério foi técnico em reconhecimento a competências já comprovadas”, disse ele, que ressaltou ainda a importância da Prograd para a vida acadêmica. “Cada uma destas coordenações tem função crucial para o funcionamento da UFPR em geral e dos cursos de graduação, em particular”.
O reitor também afirmou que a administração da UFPR prossegue na sua linha de dialogar com a comunidade, advertiu para crise orçamentária enfrentada pelas Universidades e defendeu a unidade de todos para superar o momento difícil vivido pelo País. “É preciso que estejamos todos juntos para caminhar nestes tempos turbulentos que vivemos”, afirmou Ricardo Marcelo, referindo-se às restrições orçamentárias sofridas pelas Universidades neste ano.
Acompanhe a situação dos Restaurantes Universitários dia a dia A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem tomando uma […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) alcançaram o primeiro lugar em uma competição internacional de visão computacional […]
Por Priscila Murr Parceria TED INCRA-UFPR viabiliza condições de acesso a documentos fundiários a partir de processo de […]
Atividades extensionistas desenvolvidas na instituição colaboram com a conscientização e o suporte de famílias, escolas e sociedade em […]