Imagem Padrão

Primeiro no Brasil, Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/ Superdotação é lançado na UFPR

03 setembro, 2016
18:10
Por Juliana Marques
Ensino e Educação
nephas_destaque2

Foto: ACS/ UFPR

Foi lançado, nesta sexta-feira (2), o Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/ Superdotação (Nephas), um projeto pioneiro e inovador com o objetivo de promover a reflexão, a capacitação e a intervenção na área de altas habilidades e superdotação. A solenidade foi realizada no Gabinete da Reitoria da UFPR.

Resultado de uma parceria entre a UFPR e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com apoio de profissionais da rede básica de ensino, o Nephas é o primeiro centro no Brasil dedicado a estudos nas áreas de altas habilidades e superdotação. No Brasil, estima-se que entre 3 e 5% das pessoas façam parte dessa população.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, comemorou o lançamento do Nephas, e destacou o aspecto inovador do projeto, e a importância de incluir os estudantes superdotados e com altas habilidades nos espaços de educação. “Estamos perdendo cérebros. Eu vi relatos de jovens que não se sentem acolhidos nesse espaço formativo, e é obrigação nossa promover políticas inclusivas”, afirmou. “Esse é um projeto completo que abrange ensino, pesquisa e extensão, que vai além dos nossos muros. É a Universidade relevante, com responsabilidade social, integrada no tecido social”.

Para a coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da UFPR, Laura Ceretta Moreira, havia uma lacuna em pesquisas e práticas efetivas para a área de superdotação no ensino superior. Diante disso, formou-se um grupo para aprofundar os estudos sobre linguagem, inteligência e criatividade,com foco no jovem adulto. A coordenadora estima que pelo menos 1.500 alunos da UFPR e 1.500 alunos da PUCPR façam parte da população de superdotados e com altas habilidades. “Esse número é bastante grande. Vamos trabalhar aos poucos, mas pretendemos atingir o máximo de alunos”, disse.

nephas_texto2

Foto: ACS/ UFPR

A professora do Departamento de Psicologia da PUCPR, Elizabeth Carvalho da Veiga, acredita que a parceria entre as Universidades e a troca de experiências vão permitir a identificação do potencial humano e o aproveitamento desse potencial em benefício dos sujeitos e da sociedade. “Os nosso alunos podem vir à UFPR, e os alunos da UFPR podem ir à PUC, para trocar experiências, conteúdo, disciplinas que complementem a formação, projetos que a UFPR esteja desenvolvendo e que a PUC poderia participar, e vice-versa, e juntarmos esses jovens com essa potencialidade exacerbada em termos intelectuais para desenvolver projetos comuns”, explicou.

O reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, considerou o lançamento do Nephas um exemplo de responsabilidade social da Universidade, e ressaltou a importância da parceria entre as instituições de ensino. “Hoje as demandas que a Universidade tem dos diferentes segmentos da sociedade, e também as pesquisas em andamento, exigem o trabalho em rede”, destacou.

A rede municipal de ensino básico em Curitiba atende mais de cem crianças com superdotação e altas habilidades, de acordo com a secretária municipal da Educação, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo. “Para nós, para a escola básica, o Núcleo será com certeza um grande apoio. Temos muitos desafios ainda”, afirmou Roberlayne, que relatou que ainda há desafios nas relações entre alunos superdotados com os professores e com os outros alunos.

Também participaram da solenidade de lançamento do Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/ Superdotação a pró-reitora de Graduação da UFPR, Maria Amélia Sabbag Zainko, e o presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Davi Rodrigues.

Sugestões

25 julho, 2025

Prédio da Administração do Politécnico, em Curitiba, receberá iluminação especial azul na semana que começa nesta segunda (28) […]

24 julho, 2025

Ideia é selecionar novos autores para mentoria com bolsa de estudos e conto publicado em coletânea da Editora […]

24 julho, 2025

Conscientizar sobre a importância do aleitamento materno é a meta do evento que será promovido pelo Grupo de […]

24 julho, 2025

Evento acontecerá no campus Centro Politécnico, em Curitiba, entre os dias 6 e 10 de agosto; programação é […]