Primeira engenheira negra do Brasil, formada pela Universidade Federal do Paraná, Enedina Alves Marques é a homenageada escolhida pelo Google nesta sexta-feira (13). O doodle do Google – uma alteração especial e temporária da página de buscas com o objetivo de comemorar feriados, eventos, conquistas e figuras históricas notáveis – está no ar na data em que a engenheira completaria 110 anos.
O pioneirismo de Enedina inspira até hoje a presença de mulheres negras em profissões ligadas à tecnologia. Filha de um lavrador e uma empregada doméstica, ela formou-se em Engenharia Civil em 1945.
A dedicação aos estudos e a coragem para romper barreiras são características presentes na história da engenheira, que persistiu nos estudos, geralmente em classes noturnas. Assim conseguiu terminar primeiro o magistério e, depois, a Faculdade de Engenharia do Paraná, onde se formou aos 32 anos.
A biografia da engenheira foi tema de um trabalho de conclusão do curso de História – Memória e Imagem da UFPR, elaborado pelo aluno Jorge Luiz Santana. Um artigo baseado na monografia pode ser lido neste link.
Leia mais notícias sobre Enedina aqui.
Na última sexta-feira (29), ocorreu o encerramento da 15ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da […]
O Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu um espaço onde irá realizar […]
Na manhã desta segunda-feira (2), o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu a […]
Nesta segunda-feira (02), foi assinado o convênio entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Governo do […]