No início deste mês, foi realizada na Coordenação de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da Agência de Inovação da UFPR a incubação da primeira empresa de economia criativa, a “Coletivo Articulado”. A empresa, do micro empreendedor individual Ricardo Philippi, atua na área de artes e teatro. A “Coletivo Articulado” tem como missão promover ações culturais, principalmente no campo das Artes Cênicas, a públicos que não tenham acesso a essas produções, indo ao encontro das pessoas através de espetáculos de caráter efetivamente interativos.
A Coordenação de Empreendedorismo e Incubação de Empresas tem como objetivo principal gerar e desenvolver, dentro da UFPR, a capacidade empreendedora em empresas de base tecnológica que possuam projetos inovadores. A incubação é uma forma interessante de estímulo ao empreendedorismo na medida em que prepara e fortalece micro e pequenas empresas para atuarem no mercado. Os empreendimentos desenvolvidos com o apoio da coordenação contam com assessorias estratégicas nas áreas técnica e administrativa e com uma infra-estrutura física de uso compartilhado. O procedimento possibilita o crescimento da empresa, além de facilitar e agilizar o processo de inovação tecnológica. A seleção de empresas é feita por meio de editais. Os candidatos (empreendedores e empresas) selecionados poderão utilizar as instalações físicas e facilidades da incubadora por um prazo pré-definido. O empreendimento é acompanhado desde a fase de planejamento até a consolidação de suas atividades.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]