“Lições aprendidas: o potencial das contribuições do uso de dados abertos da Capes para a gestão de programas stricto sensu da área interdisciplinar” é o título da primeira tese de doutorado que será defendida no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A apresentação está agendada para o dia 29 de abril.
O estudo de José Nivaldo Balbino analisa o potencial dos dados abertos para a melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu da Área Interdisciplinar. A proposta vislumbra a importância dos movimentos de ampliação da transparência organizacional com a abertura dos dados para a sociedade.
Como resultados, apesar de apontar obstáculos à agilidade e à eficácia necessárias para a extração de informações e produção de novos conhecimentos, revela 44 lições extraídas da análise de 102 programas pré-selecionados, com informações que podem impulsionar o desenvolvimento dos programas de pós-graduação.
Balbino, mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR, é graduado em Administração e especialista em Gestão Pública e Gestão Tributária. Helena de Fátima Nunes Silva, professora permanente e uma das idealizadoras do PPGGI, é a orientadora da tese. A docente atuou na criação dos cursos de mestrado e doutorado e, atualmente aposentada, colabora com a Pós em Gestão da Informação por meio do Programa Professor Sênior da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).
O trabalho tem coorientação do professor Sérgio Scheer, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Federal do Paraná no período de 2009 a 2013 e pesquisador sênior e colaborador no Centro de Estudos de Engenharia Civil (Cesec) da Universidade.
A sessão pública de defesa agendada para o final de abril terá início às 10h e será transmitida pela Sala da Comunidade do PPGGI, no sistema de webconferência da RNP, pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/spaces/ppggi-ufpr.
Os professores Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da Silva, da Universidade de Aveiro, em Portugal; Silvestre Labiak Junior, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e Glauco Gomes de Menezes e Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco, do PPGGI, participam da banca de avaliação.
PPGGI
No primeiro semestre de 2021, há 39 discentes vinculados ao doutorado do Programa – nove da primeira turma – e com previsão de defesa dos trabalhos nos próximos meses. As atividades do PPGGI começaram com o curso de mestrado, em 2008. O doutorado teve início em 2018.
Com informações do PPGGI da UFPR
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